quinta-feira, 23 de setembro de 2010

2009.09.23 - Alça entre BRs 381 e 262 é autorizada – Hoje em Dia

João Castro César - 23/09/2010 - 00:23

Eugênio Moraes1215696851Alça facilitará acesso à BR-262, que passa por obras de duplicação

A licença ambiental para a construção de uma alça que vai ligar as BRs-381 e 262, entre o Bairro Bandeirinhas e o Distrito Industrial de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será entregue hoje pela prefeitura para a OHL Ltda, concessionária que administra a Auto Pista Fernão Dias. Além de ser uma promessa para desafogar o trânsito nos limites da cidade, a obra vai melhorar o acesso ao município de Sarzedo.

Segundo a Prefeitura de Betim, a construção da Alça viária é esperada há 13 anos pela população. Pelo contrato assinado em fevereiro de 2008 pela Autopista Fernão Dias, quando a rodovia foi privatizada, a empresa deve concluir as obras em até três anos após o início da concessão.

Parte da estrutura da alça começou a ser construída em 1997, mas foi interrompida dois anos depois. O motivo é que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) deferiu, ainda no primeiro semestre deste ano, o requerimento da Prefeitura de Betim para licenciar a obra em âmbito municipal.

Segundo a prefeitura, Betim é o primeiro município a conseguir, junto ao Ibama, competência para licenciar uma obra de grande porte e em área federal. O requerimento para delegar a obra em âmbito municipal foi deferido pelo Ibama, conforme Parecer de número 155/10 da Advocacia-Geral da União (AGU), publicado no Diário Oficial da União no dia 31 de março de 2010.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Betim, Geraldo Antunes, afirma que houve um esforço conjunto entre os órgãos da prefeitura para que o município deliberasse sobre o processo de licenciamento. A alça vai facilitar o acesso do Rodoanel, obra viária que ligará Betim ao municípios de Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Sabará, chegando à BR-381, no acesso a João Monlevade. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleanto Pedrosa, alega que há um estudo para a construção da Via das Indústrias, cujo traçado prevê ligação da alça com o distrito industrial do Paulo Camilo, próximo a Fiat.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...