domingo, 26 de setembro de 2010

2010.09.26 - Acidente falso, mas engarrafamento de verdade na BR-381 – O Tempo

Simulação. Samu, Defesa Civil, PRF e hospital fizeram treinamento

Objetivo da ação foi treinar profissionais de resgate em situações reais

THIAGO LEMOS

Uma pessoa morta e 33 feridas foi o resultado de um grave acidente envolvendo um caminhão-tanque e três veículos na manhã de ontem, na BR-381, saída para Vitória, próximo ao viaduto do Rio das Velhas. A cena, que é comum na Rodovia da Morte, chamou a atenção de quem passava pelo local. No entanto, o que parecia mais uma tragédia, foi apenas uma simulação para treinamento de segurança. De verdade mesmo nesta história, foi o engarrafamento de 3 km nos dois sentidos da via.

A simulação, segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Luzia, Marco Cícero de Deus, foi um exercício de integração entre as equipes do Samu e outros órgãos que atuam em resgates e atendimento de grandes acidentes. Também participaram da ação funcionários do Hospital Municipal Odilon Behrens, Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

"Os objetivos desta ação são a capacitação das equipes de defesa social, estreitamento de parcerias entre as corporações para casos de atendimento real e conscientização da população", explicou.

Segundo o inspetor da PRF, Clóvis Cendon, o cenário montado para o treinamento envolvia uma van que supostamente ao tentar ultrapassar em local proibido bateu de frente em um caminhão-tanque. Em seguida, um veículo e um micro-ônibus colidiram na traseira do caminhão. Houve vazamento de combustível e a área precisou ser isolada.

Médicos não sabiam que era simulação

No Hospital Municipal Odilon Behrens, aconteceu a segunda parte do treinamento, onde foi colocado em prática o Plano de Gerenciamento de Crises da unidade. Funcionários do local não sabiam que o atendimento se tratava de uma simulação e se prepararam para a chegada das vítimas como se fosse uma situação real. Somente depois que os atores chegaram é que eles foram informados do treinamento.

Segundo o coordenador do Samu, o exercício também faz parte da preparação para a Copa de 2014.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...