Brasília -
O deputado federal Alexandre Silveira (PPS) cobrou agilidade do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na última quarta-feira, 1º de setembro, quanto ao início das obras de duplicação da BR 381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Ele sugeriu ao ministro que cumpra na íntegra o projeto executivo de engenharia original contratado e pago pela União por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que contém uma variante de 50 quilômetros, corrigindo o pior trecho da rodovia, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era.
Participaram ainda da reunião em Brasília o senador Eliseu Resende, ex-diretor do extinto DNER, e técnicos do DNIT. "Uma rodovia tem que ser vista como acesso a grandes projetos de desenvolvimento", entende o deputado federal.
Alexandre Silveira pediu agilidade do ministro com relação à conclusão do projeto de engenharia de dois dos 10 lotes do trecho de 306,4 quilômetros entre Belo Horizonte a Valadares, justamente no trecho que corresponde à variante entre São Gonçalo e Nova Era.
De acordo com Alexandre Silveira, a duplicação da BR 381 começaria pelo Anel Rodoviário de Belo Horizonte e sofreria algumas correções de traçado até o trecho de São Gonçalo, coincidindo com a BR 262, que também deverá ser duplicada no futuro, conforme revelou o deputado federal. "Depois disso, a obra atingiria uma variante, de aproximadamente 45 quilômetros, em linha reta e ambientalmente adequada. A duplicação vai de Nova Era a Belo Oriente, com algumas correções do trecho, ligando a Valadares", explicou Alexandre Silveira.
Para o deputado, este é o traçado definido pelo Dnit há seis anos. "O interessante é que o projeto está pronto e a licença ambiental já foi emitida em Governador Valadares, em dezembro de 2006".
O ministro Paulo Sérgio admitiu dar início às obras dos lotes que tem contratos assinados, ao invés de esperar pela abertura e conclusão de um novo processo de licitação da variante. "Por mim já colocaria em prática a construção da duplicação da BR 381 com essa variante sem esperar até o próximo ano. Vou falar até com o presidente Lula sobre esta proposta", informou o ministro dos Transportes.
Alexandre Silveira informou que o ministro do Transportes determinou que o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, faça as correções no processo de licitação para a duplicação da BR 381 e apresente o documento ao Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto de duplicação prevê ainda a construção de barreiras, pontes, túneis e passagens inferiores.
Fonte: Jornal Bom Dia
vAMOS LÁ, VAMOS AGILIZAR ESTE PROCESSO......VAMOS TRANFORMAR A RODOVIA DA MORTE EM RODOVIA DA PAZ O QAUNTO ANTES....CADA DIA PERDIDO PODE SER MAIS UMA FAMILIA CHORANDO UM ENTE QUERIDO
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