quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fabriciano ativa 11 novos radares nesta sexta-feira

14/07/2011 00:14 - quinta-feira, 14 de julho de 2011.

Lairto Martins
MoKrmRadar_-_Fabriciano_-_Foto_Lairto_Martins_21A AVENIDA Tancredo Neves é o local onde os motoristas deverão ter atenção redobrada

FABRICIANO – Os motoristas que passarem pela Avenida Tancredo de Almeida Neves – o trecho urbano da BR-381 em Coronel Fabriciano - a partir desta sexta-feira (15) terão pelo menos 11 novos motivos de preocupação: os radares voltam, no número de um time de futebol completo, voltam a funcionar. Dos antigos equipamentos eletrônicos fiscalizadores, apenas o do Bairro Amaro Lanari, na Avenida Rubem Siqueira Maia, voltará a multar nesta sexta-feira. O prefeito Chico Simões (PT), e o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Galba Gomes, informaram em coletiva realizada nesta quarta-feira (13), que outros radares podem vir a ser reativados.

Conforme o secretário, os limites de velocidade na cidade também sofreram variação. “Do trevo do centro até Ipatinga, a velocidade máxima permitida é 60km/h. Isto porque é uma BR, de duas pistas, bem sinalizada, com um fluxo maior de veículos grandes. Do trevo para Timóteo, a velocidade será de 50km/h, porque é uma pista menor, uma ponte, onde os motoristas deverão ter ainda mais atenção”.

A empresa que venceu a licitação de instalação e manutenção dos ‘pardais’ foi a GCT (Gerenciamento de Controle de Trânsito), de Belo Horizonte. A empresa recebe R$ 7 mil por equipamento, mensalmente, havendo ou não multas, segundo a prefeitura. Esta nova licitação estava em andamento desde que o contrato antigo terminou, em fevereiro deste ano.

Legalidade

As discussões em torno da legalidade ou não dos radares em Fabriciano foi tema de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa em abril, na Câmara de Vereadores. Porém, o vereador autor do requerimento que originou a Audiência, Nivaldo Lagares Querubim (PDT), ainda aguarda o relatório da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte. “Estive em contato com eles na semana passada, com o deputado Délio Malheiros (PV), e o relatório ainda não foi concluído. Estamos aguardando a conclusão o mais breve possível”, afirmou o vereador.

O relatório a que Querubim se referiu diz respeito aos documentos e depoimentos recolhidos durante a audiência, com base nos quais será avaliada a validade ou não das multas anteriormente aplicadas. Sobre os novos radares, o vereador afirmou que a CMCF está de olho. “Temos que esperar começar. Se tiver irregularidades, iremos saber. Temos que saber como será o pagamento para a empresa, sobre os estudos técnicos realizados, e se está de acordo com a legislação do Contran”, explicou.

A audiência, realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da ALMG no dia 8 de abril de 2011 foi presidida pelo deputado Délio Malheiros (PV). Estiveram presentes também vereadores; os deputados estaduais Rosângela Reis (PV), Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Luiz Carlos Miranda (PDT); além do diretor geral do IPEM-MG (Instituto de Pesos e Medidas), Tadeu José de Mendonça e a representante técnica do Denatran, Isabela Rizottee. O prefeito Chico Simões (PT) também participou da audiência.

Os locais dos novos radares

SENTIDO FABRICIANO/IPATINGA

Controladores de velocidade
• Em frente ao Posto Gentil
• Em frente à Brasauto
• Próximo ao DER

Controladores de avanço de sinal
• Semáforo do Unileste
• Semáforo do Caladinho de Cima

SENTIDO IPATINGA/FABRICIANO

Controladores de Velocidade
• Descida do morro da Usipa (em frente ao Posto de Gasolina)
• Próximo ao DER
• Em frente à Brasauto
• Em frente ao Posto Gentil

Controladores de Avanço de Sinal
• Semáforo do Unileste
• Semáforo do Caladinho de Cima

O que as pessoas acham?

“Acredito que os radares são necessários, principalmente por questões de segurança no trânsito. O ideal é que não fiquem escondidos, que não tenha má-fé dos administradores da cidade na instalação deles”. Geberson Pereira de Matos (metalúrgico), junto do seu filho Kayky Brian, de 7 anos.

“Não sou de acordo com os radares. Acho que os avanços de sinal deveriam ter sim, mas os pardais que pegam apenas avanço de velocidade não. Fabriciano não tem lugar para colocar radar, não tem espaço para tantos radares. Prefiro quebra-mola do que radar”. Júlio Cesar de Oliveira (representante de vendas)

“É viável, mas desde que seja instalado de forma justa e honesta, bem sinalizada. Em Fabriciano o povo tá com o pé quente mesmo. Mas radar não deve ser forma de aumentar a renda do município, e sim de conscientizar o motorista, prestar um serviço para a comunidade”. Rangel Fernandes (agente penitenciário)

“O povo só se conscientiza quando ataca o bolso dele. Porém, a quantidade de radares aqui é excessiva. Para pessoas que não vivem aqui, ou acabam tendo que usar a BR-381 na sua viagem, o risco de tomar multas é alto, porque não conhece onde estão os radares”. Romara Chaves Soares (estudante)

Fonte: JVA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...