Até quando os caciques de partidos políticos continuarão mandando e desmandando em ministérios? Até quando a corrupção, a prevaricação, a desídia e a falta de compromisso de agentes públicos continuarão sendo toleradas? Até quando o silencio e a passividade do povo continuará permitindo tantos absurdos? Todas as semanas os escândalos se renovam em um ciclo que parece não ter fim.
Cadê os estudantes? Cadê a academia? Cadê os intelectuais que lutaram pela democracia? Cadê a classe artística, os filósofos, sociólogos e acadêmicos? Por onde andam os homens de bem deste pais e por que eles estão calados diante da barbárie que virou a política? Cadê as igrejas? Por que a justiça é tão omissa? Por que os doutores da Lei precisam ser provocados se os fatos por si só revelam tudo, todos os dias?
A exceção da imprensa que segue denunciando diariamente absurdos como esse no Ministério dos Transportes, nenhum outro seguimento da sociedade dá sinais de vida. Não é possível que sejamos tão lenientes, tão preguiçosos e omissos. Cidadania não se resume no ato de votar, vai além e pede participação, indignação quando necessário e atitude sobretudo quando ela é motivada pela falta de decência na gestão da coisa pública.
Não da mais para ficar em silencio, a sociedade precisa reagir. Será que os gritos ouvidos nos dias de jogos de times rivais é na verdade gritos movidos por outros sentimentos, guardados e empurrados para “debaixo do armário” do inconsciente coletivo? Se somos capazes de reunir forças para torcer pelo Brasil do futebol, mesmo que seja como uma válvula de escape, precisamos ser para nos defender da corrupção e da incompetência de políticos inescrupulosos. O Brasileiro que paga impostos e cumpre suas obrigações precisa sair da letargia e do comodismo e agir...
José Aparecido Ribeiro
Especialista em Assuntos Urbanos
Consultor
Belo Horizonte - MG
CRA MG 0094/9
31-9953-7945
Nenhum comentário:
Postar um comentário