Segundo assessoria do Dnit, em Belo Horizonte, a licitação dessa obra já tinha sido executada
08/07/2011 - 00h00
Divulgação M.Martins
Obras iniciadas em junho na ponte de Sabará estão fora da suspensão do Dnit
DA REDAÇÃO – Pelo menos uma das obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está fora dos efeitos das denúncias de corrupção que envolvem o ex-ministro Alfredo Nascimento. Licitada em caráter emergencial, a reconstrução da ponte sobre o Rio das Velhas na BR-381, em Sabará, será levada adiante e deverá seguir o cronograma emergencial, de seis meses de execução. Segundo assessoria do Dnit, em Belo Horizonte, a licitação dessa obra já tinha sido executada e a suspensão determinada pelo próprio ministro, antes de deixar o cargo, não atinge projetos nesta etapa. A construção da nova ponte começou em meados de junho após a demolição da estrutura, que ameaçava desabar. Por isso a passagem estava interditada desde o dia 20 de abril. Segundo Dnit, o custo inicial previsto para a demolição da antiga estrutura e a construção da nova ponte, sob responsabilidade da M. Martins, do Grupo Arterpa, é de cerca de R$ 29,5 milhões.
Atualmente o tráfego no local é feito nos dois sentidos sobre duas pontes metálicas provisórias, montadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. Como passa um veículo só por cada vez sobre cada uma das pontes, os motoristas enfrentam filas que demoram até uma hora e meia. As pontes provisórias substituíram acessos precários via Sabará e Santa Luzia.
Entenda
No fim de semana a revista “Veja” denunciou a cobrança de propina de 4% a 5% nos contratos firmados pelo Ministério dos Transportes, envolvendo o Dnit e a estatal Valec, também ligada ao Ministério. Após a denúncia, antes de deixar o cargo na quarta-feira (6) Alfredo Nascimento tinha suspendido, de forma cautelar, todas as licitações da pasta pelo prazo de 30 dias, o que atingiu o projeto de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Os lotes 7 e 8 (BH/São Gonçalo do Rio Abaixo) tinham previsão de publicação de editais nesta primeira quinzena.
Fonte: Diário do Aço
Nenhum comentário:
Postar um comentário