quarta-feira, 23 de maio de 2012

Carta aberta ao Presidente da Vale, Murilo Ferreira

Prezado Sr. Murilo Ferreira,

É com grande expectativa e entusiamo que os usuários da famigerada BR-381 recebem a notícia sobre a sua disposição em debater o assunto e até mesmo levar a questão ao Governo Federal, conforme matérias veiculadas nos sites dos jornais "A Notícia", "DeFato Online" e republicadas em nosso blog.

Infelizmente, ao longos dos anos a BR-381 permaneceu com mesmo traçado sinuoso de décadas passadas, enquanto a industria automobilística evoluiu consideravelmente os padrões dos automóveis, tornando-os máquinas cada vez mais potentes e velozes. Essa condição aliada ao aumento exponencial do fluxo de veículos nessa estrada ultrapassada vem resultando, ao longos dos anos em uma verdadeira carnificina, conforme demonstram, a cada ano, os altos índices de acidentes.

Infelizmente, até então, a postura da Vale, ao menos por parte de alguns setores, norteava-se exclusivamente em ignorar o problema social que essa rodovia proporciona, condicionando empregados e contratadas a fazer uso das viagens de trem entre Itabira, Barão de Cocais e Belo Horizonte. Não que tal atitude esteja errada, afinal a viagem de trem certamente é uma opção mais segura do que submeter empregados e terceiros ao risco nessa rodovia, mas e quanto aos familiares, estudantes e funcionários que residem em cidades vizinhas não assistidas por meio de transporte ferroviário? E quanto aos deslocamentos necessários realizados fora horário das viagens de trem?

Em Caeté, minha cidade natal, estamos torcendo pela vinda da Vale, com a implantação do Projeto Apolo, que certamente irá trazer o progresso tão almejado para a região, mas ao mesmo tempo estamos preocupados com o possível aumento da circulação de veículos pela BR-381, o que certamente acarretará em um número maior de vítimas de acidentes, quase sempre fatais, em virtude do traçado sinuoso, da ausência de pistas duplas e de barreiras físicas que reduzam os risco de colisões frontais.

A Vale, que tanta riqueza tem gerado para o nosso país tem que fazer valer a sua posição de destaque no cenário mundial e exigir junto ao governo federal, em conjunto com as demais empresas da região, uma solução para esse dilema que se arrasta há décadas.

Chega de promessas! Duplicação Já!

Atenciosamente,
Lucio Mario Alves da Silva
http://www.br381.org/
Caeté - Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...