quinta-feira, 31 de maio de 2012

IMA fiscaliza cargas na BR-381

Operação é realizada periodicamente conforme legislação do Ministério da Agricultura

29/05/2012 - 00h00

Wôlmer EzequielI019205Órgão avaliava temperatura e conservação dos alimentos

IPATINGA - Uma blitz sanitária foi realizada pela equipe do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na saída da avenida Pedro Linhares Gomes para o contorno rodoviário da BR-381. A operação realizada na tarde desta segunda-feira (28), fiscalizava cargas de origem animal e derivados do leite.

De acordo com o chefe do escritório seccional do IMA, em Coronel Fabriciano, Thiago Zuba Perdigão, o trabalho consiste em fazer a defesa sanitária de cargas de alimentos de origem animal. “O objetivo é apreender cargas irregulares que estão transitando de forma sem a Guia de Trânsito Animal (GTA)”, explicou.

Além das chamadas cargas vivas, bovinos, suínos e equinos a operação inspecionou também carregamentos de derivados do leite e subprodutos de origem animal como carnes, embutidos e outros produtos industrializados.

Thiago Zuba explica que algumas cargas vegetais (frutas) também são inspecionadas pelo IMA, pelos riscos de transmissão de pragas e doenças. Neste caso os veículos que estiverem transportando frutas precisam da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). “Essas frutas são banana, citros em geral e aquelas hospedeiras da mosca negra do citrus que é uma doença”, esclareceu.

A fiscalização é um trabalho rotineiro, realizado pelo estado periodicamente conforme a legislação do Ministério Federal da Agricultura. Para Thiago Zuba a ação ajuda na defesa agropecuária, saúde pública, segurança alimentar e no desenvolvimento agropecuário. Outra operação semelhante foi realizada nesta segunda-feira na BR-458.

Repórter : Silvia Miranda

Fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...