quarta-feira, 8 de julho de 2009

2009.07.08 - Não basta religar os radares - O Tempo

Estradas. Autoridades e especialistas cobram implantação de outras medidas para pôr fim ao alto índice de acidentes

radares Deputado estadual ressalta que duplicação da BR-381 é essencial

GABRIELA PEDROSO

A promessa feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de reativar, em 15 dias, um total de 28 radares no Anel Rodoviário e nas BRs 040, 356 e 381 foi aprovada por representantes do poder público, moradores e especialistas. Porém, todos os consultados pela reportagem acreditam que, sozinhos, os radares serão ineficientes na missão de pôr fim ao alto índice de acidentes nas rodovias. Será necessário adotar outras medidas.

Para o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Gustavo Valadares (DEM), é essencial que seja feita a obra de duplicação da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte a Governador Valadares, considerado um dos mais críticos do país.

O presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, deputado federal Jaime Martins (PR-MG), apoia a ideia e diz que a duplicação custaria aos cofres públicos algo em torno de R$ 2 bilhões. "Ao religar os radares, o Dnit está fazendo o que é possível dentro da legislação. A melhor solução, no entanto, é duplicar a BR-381", afirma Martins. O deputado lembra que já está em andamento, na Câmara, um projeto que trata sobre o assunto.

O presidente da ONG SOS Estradas Federais de Minas Gerais, José Aparecido Ribeiro, considera a reativação dos radares uma atitude positiva, entretanto, ressalta que os equipamentos deveriam ser instalados em outros lugares. "Acidentes acontecem em curvas, e esses aparelhos deveriam ser colocados antes delas", explica. Ribeiro cita como exemplo a ausência de um radar no trecho que antecede a curva do viaduto da Mutuca, na BR-040, local onde os veículos atingem altas velocidades.

Ainda de acordo com o presidente da ONG, o grande problema atualmente de rodovias como a BR-040 e a BR-381 é a falta de barreira física entre pistas onde há circulação de veículos em sentidos opostos. Ele explica que esse modelo de rodovia facilita as colisões frontais, que acabam, muitas vezes, levando à morte dos motoristas e passageiros.

Atraso. Os entrevistados disseram ainda que a decisão de religar os radares é importante, mas veio com atraso. Para o deputado estadual Gustavo Valadares, há mais de dois anos a Comissão de Transporte da Assembleia vinha cobrando do Dnit a reativação dos equipamentos, chegando, inclusive, a pedir auxílio ao Ministério Público Federal (MPF). "O religamento dos radares é um apelo da população porque a situação das rodovias não é das melhores", disse o deputado.

Anteontem, o Dnit informou que os equipamentos serão religados em caráter emergencial, para atender uma determinação da 20ª Vara da Justiça Federal.

Atropelado
Betim.
Um homem de 53 anos morreu atropelado ontem no KM 496 da BR-381, em Betim.
Segundo a polícia rodoviária, a vítima foi atingida quando tentava atravessar a via.

Publicado em: 08/07/2009

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1350&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=115358&IdTipoNoticia=1

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