terça-feira, 21 de julho de 2009

2009.07.21 - Rodoanel terá licitação - Jornal Hoje em Dia

Carlos Calaes
REPÓRTER

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Minas Gerais (Dnit-MG) lança, nos próximos dias, o edital de licitação para o projeto executivo do novo Anel Viário do Contorno Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Rodoanel). O Dnit-MG informou que as obras terão custo de R$ 800 milhões, recursos que já estariam garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo federal.

De acordo com o chefe de projetos da Contécnica Consultoria, Mário Morgan, empresa responsável pelo projeto básico de engenharia em 2001, o novo Anel terá uma extensão de 64,8 quilômetros. O traçado prevê o início do Rodoanel na BR-381, em Betim (RMBH), próximo à Krupp. As pistas cruzarão as rodovias MG-808 (Contagem/Esmeraldas), BR-040 (Brasília/BH), MG-806 (Venda Nova/Justinópolis/Ribeirão das Neves), MG-424 (BH/Pedro Leopoldo). MG-10 (BH/Vespasiano/Confins), MG-20 (Santa Luzia/Jaboticatubas), e, terminará na BR-381, logo depois do trevo de Ravena, em Sabará, também na RMBH.

De acordo com informações apresentadas em audiência pública da Comissão Especial do Anel Rodoviário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em novembro de 2003, o projeto foi elaborado com base em estudos de impacto ambiental, e tornará possível desviar 40% do tráfego pesado do atual Anel Rodoviário, o que corresponde a 15 mil veículos por dia. Os acessos à via, em pista dupla, serão controlados. Cada pista terá duas faixas de tráfego de 3,5 metros cada, com faixa de segurança interna de um metro e acostamento externo de três metros.

O canteiro central terá 21 metros de largura e a velocidade permitida será de 100 km por hora. À época, segundo divulgado na audiência pública, o custo estimado da obra, com extensão de 64,3 quilômetros, foi em R$ 420 milhões. O Dnit-MG informou que o projeto básico prevê uma extensão de 67,5 quilômetros, ao custo de R$ 800 milhões.

Quanto aos entraves para a realização da obra, que seriam condicionantes apresentadas por órgãos ambientais mineiros - Feam, IEF e Igam - o Dnit-MG acredita que poderão ser contornados. Um dos motivos seria pelo fato de Belo Horizonte ter sido escolhida pela Fifa como uma das 12 capitais brasileiras para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Recursos para o Anel Rodoviário
Os 26,5 quilômetros do Anel Rodoviário de Belo Horizonte poderão receber recursos de R$ 600 milhões do PAC e se transformar na Avenida Metropolitana ou Anel Metropolitano. Além da revitalização e modernização das pistas, por onde circulam cerca de 15 mil veículos por dia, o corredor poderá receber o nome de Dr. Célio de Castro, uma homenagem ao ex-prefeito de Belo Horizonte, morte em julho de 2008.

A informação é do vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT). Segundo ele, por intermédio do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) concebeu projetos básico e executivo para a revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Ainda conforme Carvalho, depois de receber a aprovação do Dnit-MG, o projeto executivo foi passado às mãos da ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil do Governo Lula e responsável pelo gerenciamento das verbas do PAC.

“Acreditamos que, já em agosto, as obras para o Anel Rodoviário de BH estarão dentro do cronograma do PAC”, disse Carvalho.
O vice-prefeito revelou, ainda, que, com as novas intervenções, o Anel Rodoviário se transformaria numa Avenida Metropolitana ou em um Anel Metropolitano.

Carvalho disse, ainda, que as novas possibilidades de acesso à nova via no Anel Rodoviário servirão para integrar bairros de Belo Horizonte, que hoje estão segregados por causa da dificuldade de acesso viário. Otimista, Carvalho prevê que, com a revitalização e modernização do Anel Rodoviário, Belo Horizonte terá outro gigantesco canteiro de obras.

O Dnit-MG informou que, após convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Poder Municipal passou a ter prerrogativa para gerenciar projetos para o Anel Rodoviário.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/v2/index.php?sessao=10&ver=1&noticia=9793

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