terça-feira, 14 de julho de 2009

2009.07.14 - Projeto de duplicação da 381 deve ser assinado esta semana - O Tempo

fotoavulsa_13072009223119 Intervenções na Rodovia da Morte só devem começar no fim do ano que vem

Fernando Zuba e Thiago Nogueira

Especiais para o Tempo

A duplicação do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares virou uma arrastada novela. O próximo capítulo deve ir ao ar nesta semana, com a assinatura do contrato do projeto executivo da obra. O estudo, orçado em R$ 23 milhões, será realizado pelas seis empresas que ganharam a licitação. Elas têm de oito a dez meses para finalizar as apurações em cada um dos trechos da rodovia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) prevê o início das obras apenas para o segundo semestre do ano que vem. O projeto total seria concluído até 2013.

Enquanto os trâmites burocráticos se arrastam, prosseguem as manifestações exigindo a duplicação da 381. Ontem, cerca de 200 pessoas do movimento "BR-381 Duplicação Já!" realizaram um protesto na altura do trecho de Caeté. Parentes e amigos de vítimas de acidentes na chamada Rodovia da Morte paralisaram os dois sentidos da via, impedindo os veículos de passarem.
Os protestos ocorrem desde o dia 11 de março, quando um caminhão na contramão atingiu uma van escolar em uma curva da rodovia, causando a morte de seis pessoas. Foi a quinta mobilização neste ano.

O coordenador do movimento, Fernando Caetano Fonseca, disse que falta vontade política para realizar a duplicação. "Há dois meses estivemos em Brasília, onde fomos recebidos pelo vice-presidente da República, José Alencar, e pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Prometeram radares, sinalização, redutores de velocidade, iluminação, balanças e patrulhamento ostensivo, mas nada foi feito", relatou o coordenador.

Imbróglio. Um impasse entre dois órgãos do governo federal contribui para o travamento das obras. O Dnit e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) montaram dois projetos diferentes para a 381. Enquanto o primeiro quer a duplicação da rodovia, o segundo prevê à concessão à iniciativa privada (veja quadro) "O recurso para a realização das obras já está disponibilizado, mas enquanto o imbróglio no governo continuar, não teremos uma ação definitiva", destacou Fonseca.

Enquanto o Dnit está na fase de assinatura do projeto executivo, o processo de terceirização movido pela ANTT encontra-se sob avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), que verifica possíveis irregularidades nos custos. A ANTT não pode dar prosseguimento sem o aval do TCU.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), George José Marques da Silva, o processo de duplicação da BR-381 é reivindicado efetivamente há mais de oito anos. Mas ele ressalta: "Somente uma evolução nos parâmetros educacionais será capaz de provocar transformação das alarmantes estatísticas de acidentes de trânsito em nosso país."

Mais protestos
Planejamento. Os manifestantes anunciam que ainda este mês pretendem realizar um mega protesto em frente à sede do Dnit em Belo Horizonte. No dia 6 de agosto, está prevista uma paralisação em Itabira.

Flash
Radares
Na próxima semana, o Dnit começa a instalar os 28 radares prometidos para as BRs em Minas - 13 deles na 381. Na semana passada, técnicos e engenheiros estiveram nas BRs 040, 381 e 356 e no Anel Rodoviário para realizar testes nos equipamentos.

Dor

Tristeza e indignação de familiares de vítimas

Um misto de tristeza, saudade, indignação e revolta marcou a paralisação de ontem na BR–381. A professora Eliane Silva Syrio, 59, perdeu o filho no acidente de 11 de março. Alberty Silva Syrio tinha 25 anos. Universitário e proprietário de uma pet shop, ele estava noivo e deixou um filho de apenas 2 anos. “Um homem feliz, trabalhador, responsável, cheio de sonhos e com uma vida inteira pela frente. Não podemos perder mais vidas dessa maneira tão desastrosa”, desabafou a professora, com lágrimas nos olhos.

Nascido e crescido em Caeté, o comerciante Adelmo Alves de Assis, 46, carregava no colo a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade. “Antigamente as pessoas eram mais respeitosas. Agora, as pessoas são as mais culpadas pelos acidentes. A duplicação por si só não vai diminuir o número de acidentes, se os motoristas imprudentes continuarem a cometer exageros ao volante.” (FZ)

Publicado em: 14/07/2009

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1356&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=115895&IdTipoNoticia=1

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