sexta-feira, 11 de março de 2011

2011.03.09 - Projeto de duplicação da BR-381 prevê redução de curvas e morros; veja detalhes no mapa - DeFato Online

Área de transferência01

O projeto executivo de modernização e aumento de capacidade da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, está dividido em 10 lotes, sendo o lote 1 próximo a Governador Valadares e o lote 8, tendo como ponto final o Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Como forma de otimização dos trabalhos foram priorizados os lotes 7 e 8, partindo de Belo Horizonte até o Rio Una.

A previsão de conclusão dos projetos básicos destes lotes se dará até o mês de maio de 2011 e a previsão de início das obras será no mês de outubro de 2011. 

Neste trecho de aproximadamente 70 quilômetros, a BR-381 é coincidente com a BR-262, apresentando intenso fluxo de veículos de cargas e de passageiros. O segmento será totalmente reformulado, com redução de aclives e declives, com a construção de novas pontes e viadutos.

A duplicação destes primeiros lotes tem extensão de aproximadamente 70 quilômetros, para os quais estão programadas mais de 40 obras especiais de grande porte. O projeto prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e em outros a ampliação do raio de curvatura, que hoje é de 100 metros para o mínimo de 230 metros, o que vai elevar consideravelmente a velocidade média da Rodovia.

Nos outros 6 lotes, os projetos serão revisados e aprovados na sequência, sempre com prioridade e acompanhamento permanente desta Diretoria.

A licitação do projeto executivo para a variante de Santa Bárbara (lotes 9 e 10) localizada entre o rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo, e Nova Era, se dará ainda no mês de março de 2011, uma vez que este trecho corresponde ao mais montanhoso da rodovia, o projeto definirá a construção de pistas totalmente novas, com vários viadutos e três túneis, diminuindo sensivelmente o número de curvas, aclives e declives. A variante também proporcionará redução no percurso de pelo menos 14 km.

A diretoria do Dnit informou que não existem pendências para com as empresas projetistas, nem orçamentárias e/ou técnicas. A duplicação da BR-381/MG – Belo Horizonte – Valadares, junto com o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, é uma das obras mais importantes a ser executada no país, e devido a sua grandeza podem ocorrer alguns entraves na sua concepção, entretanto este projeto tem acompanhamento permanente de uma comissão especialmente montada com o propósito de sanar as dificuldades.

Fonte: DeFato Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...