domingo, 13 de março de 2011

Expectativa diante de uma nova promessa - Estado de Minas

A promessa do governo federal de iniciar neste ano as obras de duplicação da BR-381, no trecho de 110 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade, na Região Central de Minas, feita no início deste mês, é uma esperança para que as tragédias nas rodovias federais que passam pelo estado sejam reduzidas. Na ocasião, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, garantiu que as obras no Anel Rodoviário de BH também vão começar em 2011, assim como a adequação da BR-040, entre os municípios de Ouro Preto e Ressaquinha.

O Dnit ressalta que várias rodovias federais mineiras estão sendo duplicadas ou têm cronograma definido, com previsão do início das obras ainda em 2011. É o caso de trechos das BRs 365, 050, 153 e 262. O departamento informou que, neste ano, cerca de R$ 3 bilhões estão sendo investidos na modernização e restauração das BRs que compõem a malha viária mineira. Ainda segundo o Dnit, mais R$ 2 bilhões devem ser liberados para obras semelhantes.

O engenheiro civil Márcio Aguiar, mestre em transportes e professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec, destaca que a duplicação de rodovias consiste na criação de duas faixas de rolamento, mais área de acostamento, em cada sentido. Além disso, as pistas devem ser separadas por barreiras físicas, como muretas de concreto ou canteiro central. “Duplicação não é o que fizeram na BR-040, do trevo de Ouro Preto a Congonhas. Naquele trecho, o acostamento passou a ser usado como uma das duas faixas e as pistas são divididas apenas por tachões (pequenos obstáculos presos ao asfalto). As pontes também devem ser duplicadas.”

Além das obras de duplicação, o especialista afirma que são necessárias melhorias estruturais nos trechos urbanos das rodovias federais, onde há travessia de pedestres, garantindo mais segurança. “Também é preciso reativar as balanças, pois os caminhões trafegam com carga excessiva e causam danos ao pavimento”, concluiu.

Fonte: Estado de Minas

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