quinta-feira, 17 de março de 2011

2011.03.13 - Projeto de duplicação prevê redução de curvas - JVA Online

DA REDAÇÃO - O projeto executivo de modernização e aumento de capacidade da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, prevê a redução de curvas e morros em diversos trechos da rodovia, além de reformulação de traçado, redução de aclives e declives, e construção de novas pontes e viadutos. Apesar de contribuir para a diminuição do número de acidentes, a modificação também deverá elevar a velocidade média na rodovia.

O projeto, que está divido em 10 lotes, tem o 1° lote próximo a Governador Valadares e o 8°lote tem como ponto final o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Como forma de otimização dos trabalhos foram priorizados os lotes 7 e 8, partindo de Belo Horizonte até o Rio Una. A extensão de 68,9km que será realizada nos lotes 7 e 8 terá custo aproximado de R$ 1 bilhão.

A duplicação destes primeiros lotes tem extensão de aproximadamente 70 quilômetros, para os quais estão programadas mais de 40 obras especiais de grande porte. O projeto prevê a eliminação de curvas em alguns pontos e a ampliação do raio de curvatura, que hoje é de 100 metros para o mínimo de 230 metros, o que vai elevar consideravelmente a velocidade média da rodovia. Neste trecho de aproximadamente 70 quilômetros, a BR-381 é coincidente com a BR-262, e apresenta intenso fluxo de veículos de cargas e de passageiros. Por isso, seu segmento será totalmente reformulado, com redução de aclives e declives, com a construção de novas pontes e viadutos. Nos outros 6 lotes, os projetos serão revisados e aprovados na seqüência, sempre com prioridade e acompanhamento permanente desta Diretoria.

A licitação do projeto executivo para a variante de Santa Bárbara (lotes 9 e 10) localizada entre o rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo, e Nova Era, se dará ainda neste mês de março. O trecho corresponde ao mais montanhoso da rodovia e o projeto definirá a construção de pistas totalmente novas com vários viadutos, três túneis, o que deve diminuir o número de curvas, aclives e declives. A variante também proporcionará redução no percurso de pelo menos 14 km.

A previsão de conclusão dos projetos básicos destes lotes se dará até o mês de maio deste ano, com início das obras marcado para o mês de outubro de 2011.

A diretoria do Dnit informou que não existem pendências para com as empresas projetistas, nem orçamentárias e/ou técnicas. A duplicação da BR-381/ Belo Horizonte – Valadares, junto com o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, é uma das obras mais importantes a ser executada no país, e devido a sua grandeza podem ocorrer alguns entraves na sua concepção. Entretanto, este projeto tem acompanhamento permanente de uma comissão especialmente montada com o propósito de sanar as dificuldades.

Fonte: JVA Online

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