domingo, 11 de março de 2012

Dnit emperra obras de recuperação de trecho da BR-381

Sítios arqueológicos ao longo da rodovia impedem a liberação do lincenciamento ambiental para início das obras

Ernesto Braga - Do Hoje em Dia - 11/03/2012 - 08:23

Frederico Haikal - 15/11/20111346379751Revitalização de trecho entre BH e Valadares depende de relatório de impactos arqueológicos

A falta de informações sobre os impactos da duplicação da BR-381 nos sítios arqueológicos existentes nos 311 quilômetros da rodovia, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, impede a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas de conceder o licenciamento ambiental para que a obra seja iniciada. Em 20 de janeiro, o Iphan recebeu apenas um relatório inconclusivo, assinado pelo arqueólogo Fernando Walter da Silva Costa, contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“O documento confirma apenas a existência dos sítios arqueológicos no trecho, mas não diz onde eles estão, nem quais os reflexos da duplicação sobre eles. O Iphan sabe da necessidade da obra, devido à importância da BR-381 para Minas Gerais. Mas não vai, de forma irresponsável, conceder uma licença que pode comprometer o patrimônio cultural e natural do Estado”, afirma o superintendente do Iphan em Minas, Leonardo Barreto. Ele procurou o Hoje em Dia após a divulgação na imprensa, na semana passada, de que a duplicação da rodovia estava emperrada por causa da morosidade do Iphan.

Segundo Barreto, o arqueólogo Fernando Walter foi designado por uma empresa de consultoria ambiental para fazer o diagnóstico. O superintendente não soube informar se a empresa participou de licitação aberta pelo Dnit. “Dois arqueólogos fariam a avaliação do impacto, mas um nos comunicou que desistiu. Acho que, por causa da falta desse profissional, está havendo uma sobrecarga de trabalho. O arqueólogo que assina o relatório enviou mais 15 processos diferentes ao Iphan, apenas de janeiro a fevereiro deste ano, sobre obras a serem feitas em Minas e outros Estados”, diz Barreto.

No documento enviado ao Iphan, o arqueólogo afirma que “a documentação cartográfica referente aos resultados dos trabalhos em campo (na BR-381) não será apresentada neste relatório parcial”. Ele conclui dizendo que “o mapa com os locais de interesse histórico e arqueológico identificados na área diretamente afetada (ADA), área de influência direta (AID), ainda serão finalizados e será inserido no relatório final”.

“Isso me pareceu um truque dos mais faceiros”, comenta Barreto. Pela lei, o Iphan tem 90 dias, contados a partir de 20 de janeiro, para liberar ou vetar a obra. “Enquanto não nos for apresentado um relatório completo, mostrando como salvaguardar os sítios arqueológicos cortados pela BR-381, estaremos impossibilitados de dar um parecer”, garante o superintendente. O Dnit foi procurado ontem para comentar o assunto, mas ninguém atendeu à ligação.

Segundo Barreto, o licenciamento do Iphan é o segundo passo para que a duplicação da rodovia seja autorizada. Em seguida, o Dnit entrará com o pedido de licenciamento ambiental junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O primeiro passo foi a licença prévia, já concedida pelo governo de Minas.

A parte da BR-381 que será duplicada passa por 23 municípios: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Nova União, Caeté, Itabira, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, Periquito e Governador Valadares.

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Fonte: Hoje em Dia

5 comentários:

  1. Essa duplicação está pior do que novela do SBT; impressionante que tem o poder de deixar até a presidente da República na condição de MENTIROSA, isso mesmo, presidenta MENTIROSA. Todas se lembram que ela prometeu o edital dos lotes 6, 7 e 8 para o fim do ano passado. Isso para falar de um fato mais recente porque inúmeras adiações já ocorreram pelos mais diversos motivos. Por último foi prometido o edital para o mês de Abril e eu bem que disse aqui mesmo, mês da mentira; não deu outra, a cada vez que se aproxima a data prevista aparece mais um fato para adiar. Por quê esse tal de IPHAM não se manifestou antes, teve 20 anos para fazer o seu trabalho e agora aparece, "na hora do gol" para melar o projeto. Isso tudo só deixa claro um fato: existe uma gigante força que impede a duplicação desse trecho de estrada, já cheguei a pensar que era má vontade, depois fiquei com a sensação que era incompetência dos gestores, mas convenhamos, é impossível que exista tanta incompetência e agora a certeza que fica é uma só: existe uma força tão grande contra a duplicação que nem um presidente da República consegue superar. Acho que só uma grande mobilização popular para mudar a situação, quem sabe se explodirmos a estrada toda o poder público tome as rédeas da situação e construa uma decente. Precisamos amadurecer nossos sentimentos e nos indignar com tragédias que acontecem todos os dias em nossas estradas; tomemos como exemplo aquele acidente recente com um ônibus na Suíça, provocou uma comoção nacional, inclusive com manifestação de presidentes de vários países europeus. Aqui o nível de educação é tão baixo que tragédias como aquela acontecem constantemente e mal merecem uma citação num jornaleco, são tratadas como fato corriqueiro, acho que isso é fruto do atraso intelectual do nosso país, que passa pelo baixo nível de nossos governantes que por sua vez são eleitos pelas pessoas, ou seja, ciclo vicioso. O país precisa urgentemente priorizar a educação, para interromper esse ciclo e quem sabe construir um futuro mais digno para seus filhos.

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  2. Essa duplicação está pior do que novela do SBT; impressionante que tem o poder de deixar até a presidente da República na condição de MENTIROSA, isso mesmo, presidenta MENTIROSA. Todas se lembram que ela prometeu o edital dos lotes 6, 7 e 8 para o fim do ano passado. Isso para falar de um fato mais recente porque inúmeras adiações já ocorreram pelos mais diversos motivos. Por último foi prometido o edital para o mês de Abril e eu bem que disse aqui mesmo, mês da mentira; não deu outra, a cada vez que se aproxima a data prevista aparece mais um fato para adiar. Por quê esse tal de IPHAM não se manifestou antes, teve 20 anos para fazer o seu trabalho e agora aparece, "na hora do gol" para melar o projeto. Isso tudo só deixa claro um fato: existe uma gigante força que impede a duplicação desse trecho de estrada, já cheguei a pensar que era má vontade, depois fiquei com a sensação que era incompetência dos gestores, mas convenhamos, é impossível que exista tanta incompetência e agora a certeza que fica é uma só: existe uma força tão grande contra a duplicação que nem um presidente da República consegue superar. Acho que só uma grande mobilização popular para mudar a situação, quem sabe se explodirmos a estrada toda o poder público tome as rédeas da situação e construa uma decente. Precisamos amadurecer nossos sentimentos e nos indignar com tragédias que acontecem todos os dias em nossas estradas; tomemos como exemplo aquele acidente recente com um ônibus na Suíça, provocou uma comoção nacional, inclusive com manifestação de presidentes de vários países europeus. Aqui o nível de educação é tão baixo que tragédias como aquela acontecem constantemente e mal merecem uma citação num jornaleco, são tratadas como fato corriqueiro, acho que isso é fruto do atraso intelectual do nosso país, que passa pelo baixo nível de nossos governantes que por sua vez são eleitos pelas pessoas, ou seja, ciclo vicioso. O país precisa urgentemente priorizar a educação, para interromper esse ciclo e quem sabe construir um futuro mais digno para seus filhos.

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  3. Sítios arqueológicos nesta região... só se for de restos mortais de burros, asnos, cavalos, etc que morrem ao longo da rodovia.

    É mais uma baboseira de ecologogos e arqueoidiotas, que no mesmo compasso dos irresponsáveis que governam o país (incluindo o boquirroto Lula e a factóide Dilma)travam a duplicação.

    Se estes incompetentes estivessem na conta dos que já perderam parentes neste inferno que é a 381, ou se tivessem que utilizá-la constantemente, como nós habitantes do Vale do Aço, a duplicação já estaria pronta.

    A história desta estrada, se fosse num país com um mínimo de respeito pela vida humana, já teria levado para a cadeia Presidentes da República, Ministros de Transporte, Chefes de DNIT e outros tecnocratas, cambada de safados. Que um raio os parta e bem no meio do quengo.

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  4. O Movimento deveria promover uma paralisação gigante da rodovia, pelo menos em dois pontos estratégicos, impedindo o fluxo para o Vale do Aço, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. Paralização por prazo indeterminado, até que o governo se levante do seu trono de imcompetência e demonstre medidas efetivas em relação à duplicação, estabelecendo um cronograma das obras.

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  5. Concordo com todos vcs!!
    Já falei 1 milhão de vezes isso, mas o movimento sos, é como os politicos, só fica na promessa,
    vamos parar essa Br indefinidamente!!!

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