sexta-feira, 23 de março de 2012

Traçado ruim é principal causa de acidentes na BR-381, diz especialista - EPTV

2/03/2012 12h32 - Atualizado em 22/03/2012 13h37

Para engenheiro, duplicação da rodovia aumentou risco de acidentes.
Polícia afirma que imprudência continua sendo principal problema.

Do G1 Sul de Minas

O traçado da Rodovia Fernão Dias pode ser a causa dos mais de 260 acidentes envolvendo carretas e caminhões que já foram registrados apenas neste início de ano do trecho sulmineiro da BR-381. É o que diz um especialista que foi ouvido pela EPTV Sul de Minas.

Para o engenheiro Randolfo Cavalcante, o asfalto está em boas condições, mas o problema está no traçado. "Antigamente, a rodovia era simples, com traçado para uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora e com a duplicação, a velocidade subiu para 110 quilômetros por hora", explica.

Em quase 20% dos casos, os veículos tombaram na pista, muitas vezes em curvas. No entanto, para a Polícia Rodoviária Federal, a imprudência ainda é a maior causa dos acidentes.

"Esse continua sendo o maior problema. O acidente com veículo de carga é complicado, pois as chances de se interditar a rodovia são maiores", disse o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Émerson João Soares.

Segundo a Autopista Fernão Dias, que administra o trecho da BR-381 no Sul de Minas, entre os dias 1º de janeiro e 19 de março do ano passado, foram registrados 243 acidentes, com 53 tombamentos. Durante o mesmo período deste ano, foram 265 ocorrências, sendo 47 tombamentos. Números que preocupam a PRF.

Um dos pontos mais perigosos da rodovia fica entre os municípios de Itapeva (MG) e Extrema (MG). Só nesta semana, quatro acidentes foram registrados no trecho. A Rodovia Fernão Dias foi inaugurada em 1959, ainda com pista simples. Entre 1995 e 2005, a rodovia foi duplicada.

A Autopista Fernão dias informou que entre Camanducaia (MG) e Itapeva (MG) haverá reforço da sinalização vertical e horizontal e a implantação de dispositivos de segurança, como barreiras de concreto e de metal. No trecho também será instalado um radar. A conclusão destas obras deve acontecer até fevereiro do ano que vem. Em relação à alteração do traçado da rodovia, não há nenhuma previsão de obras.

Fonte: G1 MG

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