sexta-feira, 15 de maio de 2009

2009.05.15 - Rodovia da Morte registra mais um acidente fatal próximo de Caeté - Jornal Hoje em Dia

Gabi Santos e Ernesto Braga
Repórteres

Menos de 24 horas após 150 pessoas fecharem a BR-381, no trevo de Caeté, Região Central, reivindicando a duplicação dos 311 quilômetros da rodovia, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, um grave acidente, ocorrido às 9h35 de ontem, causou a morte de duas pessoas e deixou duas feridas. A batida entre dois caminhões foi na perigosa curva do KM 435, antigo KM 30, mesmo local do trágico desastre, na madrugada de 13 de março, quando uma carreta desgovernada entrou na contramão e esmagou uma van que transportava universitários da capital para Caeté, matando sete pessoas. Os motoristas dos dois caminhões morreram no acidente de ontem, que provocou engarrafamentos de 20 quilômetros nos dois sentidos da BR-381. As pistas só foram liberadas por volta das 15 horas.
As circunstâncias do acidente de ontem são idênticas ao ocorrido com a van de universitários. Um caminhão carregado com 17 toneladas de banana trafegava no sentido Belo Horizonte e desceu uma reta desgovernado. Ao chegar na curva fechada, o motorista, Adão Pereira Nunes, 57 anos, não conseguiu parar o veículo, que tombou e invadiu a contramão.
O caminhão bateu em outro, conduzido por Giovane Siqueira Santos, 30 anos, que havia sido retirado de uma agência e transportava outro caminhão, idêntico. No impacto, os caminhões atingiram a lateral de um ônibus de treinamento, de Carmésia, sem passageiros, que era dirigido por Marcos Fernandes.
“A gente estava chegando na curva. Como existem duas faixas subindo, o Marcos tentou iniciar uma ultrapassagem permitida. Mas eu disse para ele não fazer isto, porque a curva é muito perigosa, onde aconteceram vários acidentes. Ele ficou na faixa da direita. De repente, vi o caminhão entrando na curva, em alta velocidade, tombando e batendo no outro caminhão.Se a gente estivesse um pouco mais à frente ou tentando fazer a ultrapassagem poderíamos estar mortos agora”, disse o instrutor Juarez Teotônio da Silva, 54 anos, que estava ao lado do motorista do ônibus.
Os corpos dos motoristas dos caminhões foram resgatados com dificuldades por cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dezenas de curiosos se aglomeraram no local do acidente, entre eles a doméstica Cristiane Marta Ferreira, 25 anos, que carregava a filha de dois anos. No momento do resgate, a doméstica desmaiou e a criança começou a chorar.
O laudo sobre o desastre só ficará pronto em 30 dias. Uma causa provável é que o caminhão carregado com bananas ficou sem freios, pois não foram encontrados sinais de frenagem na pista. Sidnei Teixeira Régis, 53 anos, e Vandete Jesus de Souza, 52, tiveram ferimentos graves e foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em BH.

Curva requer intervenções

O especialista em trânsito, transporte e assuntos urbanos José Aparecido Ribeiro, presidente da ONG SOS Estradas Federais de Minas, adverte que a curva do KM 435 requer intervenções emergenciais. “É preciso colocar cones, lombadas eletrônicas e redutores de velocidade, previamente sinalizados. Das 500 curvas da BR-381, entre BH e Valadares, 15 são consideradas mais perigosas, entre elas o trecho do acidente de hoje (ontem). Esse plano emergencial precisa ser implementado rapidamente, enquanto não executam as obras de duplicação.”
Dois projetos de duplicação da rodovia, um do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e outro da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), ambos subordinados ao Ministério dos Transportes, estão sendo discutidos. “Essa discussão não faz sentido diante de tantos acidentes e mortes. Mesmo se começassem a fazer a obra amanhã, ela demoraria cerca de seis anos, por isso é preciso que o Dnit execute um plano emergencial”, destacou Ribeiro. No ano passado foram registrados 8.254 acidentes na BR-381, com 277 mortes na rodovia. O número de óbitos sobe para 550, se contabilizados os registrados nos hospitais.
A assessoria do Dnit em Minas informou que estão sendo feitas melhorias na sinalização vertical e horizontal da BR-381, de BH a João Monlevade. Ainda segundo a assessoria, está prevista a abertura de licitação, até o início de junho, para contratação de 400 redutores eletrônicos de velocidade, que serão colocados nas rodovias federais do Estado. No entanto, a assessoria não soube informar quantos serão para a BR-381 e nem quando os aparelhos deverão estar funcionando . De acordo com o Dnit, três redutores já existentes na rodovia, que estão desativados, fazem parte dos 400. Esses três aparelhos estão entre os 115 desativados em Minas, desde 1º de outubro de 2008.
O presidente da Câmara de Caeté, José Cristiano de Lima, o Prutaco (PR), informou que uma audiência pública sobre a duplicação da BR-381, entre BH e Valadares, foi agendada para o próximo dia 19 , no Ministério dos Transportes, em Brasília.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...