terça-feira, 19 de maio de 2009

2009.05.19 - BR-381 na pauta de reunião em Brasília - JORNAL DIÁRIO DO AÇO

Agência Brasil
O ministro Alfredo Nascimento terá que explicar planos do governo para a BR-381 Norte

DA REDAÇÃO – Prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios cortados pela BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, participam nesta terça-feira, às 15h, em Brasília, de um encontro com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A expectativa é que a reunião, agendada pelo deputado federal Vitor Penido (PFL-MG), esclareça os planos do governo federal para a chamada BR-381 Norte.

O “SOS Estradas Federais de Minas Gerais”, movimento de cunho popular que nasceu em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e que se estendeu a outros municípios, não quer nem ouvir falar em cobrança de pedágio na BR-381 antes da duplicação e cobra o fim do impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por causa do impasse, o movimento vem promovendo paralisações mensais na rodovia.

Os dois órgãos do governo têm propostas divergentes para a estrada. Enquanto o Dnit prevê a modernização da estrada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ANTT propõe a privatização da estrada, com o custeio da duplicação por meio da cobrança de pedágios.

Mobilização
Em Caeté, um dos coordenadores do “Movimento SOS Estradas de Minas”, André Medeiros, disse que desde a primeira paralisação da BR-381, no dia 13 de março, até a mais recente, no dia 13 de maio, a luta pela duplicação da rodovia ganhou força e visibilidade. “A grande mídia, que praticamente ignorava a situação, passou a dedicar espaço à mobilização e, com isso, chegamos a Brasília. Agora, queremos resultados”, conrou.

Além de rechaçar a cobrança antecipada de pedágios e um projeto que, supostamente, não condiz com a demanda da estrada, Medeiros explica que o movimento pede o fim do impasse entre os órgãos do governo com a definição do projeto que será aplicado e, além disso, medidas emergenciais, como redutores de velocidade, sinalização e fiscalização mais eficiente para reduzir acidentes.

Para o coordenador do movimento, o fato de políticos de diferentes tendências terem encampado o movimento popular não significa desmobilização nem aceitação de propostas que não sejam as que atendam às necessidades de infraestrutura da rodovia. “Pretendemos fazer com que pelo menos 60% dos municípios parem a BR-381 até que vejamos os resultados práticos”, concluiu.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=21754#topo

Um comentário:

  1. Caros senhores,

    Precisamos parar de aceitar engodos. Contextualizando, conheço muito bem a Rodovia Citada, conheço as curvas e os trechos onde podemos acelerar. Na reta antes do trevo de Barão de Cocais um carro consegue chegar a 180 km, pode parecer inacreditável mas consegue. La vai ter radar, a única reta da via. conheço também os poucos quilômetros do Posto da PRF ate o trevo de Caeté e os poucos quilômetros apos onde morre mais gente que no Biocor. conheço bem a subida da serra de São Gonçalo do Rio Abaixo ate Monlevade. conheço os trechos de risco entre Monlevade e Timóteo (bem menos risco). Parece que no governo São poucos que conhecem. Deviam passar por lá.

    O SOS Rodovias citou as 17 curvas (devem concentrar 80 por cento das mortes). O DNIT e a PRF não conhecem? Eu conheço os engarrafamentos constantes, hoje nem se anda rápido na via mais. conheço ainda partes duplicadas da via que não estão abertas não sei por que, só falta fazer a cabeceira de pontes. Como passo por lá sei da falta de sinalização. Pode ser com faixas antes de cada curva escrito: MORRERAM XX PESSOAS NO ÚLTIMOS 12 MESES NA CURVA A FRENTE. A pessoa freia ate de tristeza. não custa caro e funciona. As empresas usam isto para reduzir acidentes de trabalho.

    Sugiro a imprensa reproduzir as matérias que já foram feitas mostrando cada curva, SBT e Globo tem cada curva em vídeo. Todos os órgãos de imprensa já filmaram e buscaram soluções. Radares moveis não resolvem nada, só para dar pontos ao Policial e para tomar dinheiro do povo, que quando não morre na estrada chega ao destino multado e alguns reais mais pobre.

    Os 30 primeiros km da via deveriam de imediato receber intervenções com: sinalização horizontal (faixas e tachões por toda a via), sinalização vertical (placas de velocidade e com numero de mortos nos ÚLTIMOS doze meses, funciona bem, um dia vamos por estamos ha xxx dias sem mortes nesta curva). Tem ate no Google Maps a estrada.

    O governo arrecada fortunas na região, que tem enorme produção de riqueza (CENIBRA, USIMINAS, ACESITA, ARCELOR Joao Monlevade, VALE Brucutu, Vale Itabira cada um destes negócios fatura mais de um bilhão ano e paga pelo menos 400 milhões em impostos todo ano. E o retorno do governo São radares?

    Da para ver no GoogleMaps ou no projeto de duplicação os problemas e o povo não resolve? A gente fica triste. Eu conheço estes problemas antes do Brasil ser tetra campeão (em 1992 trabalhava pela Shell Brasil nesta área). Agora depois de 16 anos eles fazem algo? Vergonha. Brasileiro merece mesmo.

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