quinta-feira, 21 de maio de 2009

2009.05.21 - Audiência com Ministro dos Transportes define ações - Jornal Bom Dia

Brasília - A comitiva formada pelo movimento "381 - Duplicação Já" e por políticos do Médio Piracicaba, após ter sido recebida pelo presidente em exercício José Alencar, esteve também com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento.

Durante a audiência, aberta pelo deputado federal José Santa de Vasconcelos, vários deputados e o ministro das Comunicações Hélio Costa se fizeram presentes em apoio à causa. Na abertura, o deputado José Santana foi enfático: "o senhor pode nos ajudar. Essa luta já é antiga e sabemos que Vossa Excelência pode, juntamente comigo e o ministro Hélio Costa, ir à Casa Civil para definir como faremos para agilizar esse processo que se arrasta há anos e anos".

Santana ainda solicitou do Ministro que, de imediato, viabilizasse o retorno dos radares e a colocação de outros ao longo do trecho entre BH a Ipatinga, visando reduzir o número de acidentes.

Em seguida o ex-diretor do Dnit e deputado federal Alexandre Silveira, fazendo uso da palavra, informou ao Ministro que o trecho da BR 381 de Belo Horizonte a João Monlevade virou uma avenida. Alexandre lembrou ainda que foi justamente o Ministro que iniciou o projeto para a viabilidade técnica de duplicação que originou o projeto do Dnit. "A Dilma já havia assinado a liberação de R$ 345 milhões para iniciar as obras em 2009. Sabemos da burocracia e quando entrou a ANTT, ela passou a tratar a 381 como se fosse no caso do sul de Minas, a Fernão Dias. A 381 tem suas peculiaridades. A ANTT tem que conhecer a rodovia. Se ela vir de perto a 381, verá que não dá certo tratar essa rodovia como as outras. Nem posto de pedágio daria para colocar se for feito como o projeto deles, pois daria um congestionamento de quilômetros", disparou Silveira.

Já o deputado Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB de Minas, afirmou que o governo mineiro contribuirá de todas as formas para solucionar o problema da "Rodovia da Morte". "Trouxe do Governo de Minas o nosso apoio. Estamos de mãos dadas pela duplicação e se depender da bancada do PSDB estaremos prontos para aprovar todas as propostas que melhor atendam a região. E gostaria de sugerir que se crie um sistema de segurança até que saia uma decisão sobre a obra", comentou.

O deputado federal Leonardo Quintão foi mais enfático em suas colocações, apresentando os números trágicos da BR 381. "Transito sempre da capital para o Vale do Aço. Não é admissível o projeto da ANTT de querer cobrar para depois duplicar. Essa cobrança não é viável. E conversando aqui com o pessoal do movimento, eles me informaram que não irão permitir essa cobrança e eu já me coloquei à disposição. Estarei junto para impedir essa cobrança", garantiu.

O Ministro Hélio Costa também se manifestou e concordou que, para se colocar o projeto em prática, será preciso contar com o apoio da Casa Civil. Ele também se colocou à disposição para apoiar essa obra.

Alfredo Nascimento culpa entraves da lei pelo atraso da obra

Após ouvir todas as manifestações de líderes do movimento e políticos, o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento esclareceu que as exigências legais são entraves para o início imediato da obra. "Essa é uma obra vultosa, de mais de R$ 2 bilhões, e diante desse valor a todo momento se esbarra na burocracia. Infelizmente a democracia tem seu preço", disse.

Continuando sua avaliação, Nascimento afirmou que apesar de a obra já contar com cerca de R$ 400 milhões, ela está na fase de contratação do projeto executivo, depois tem a licitação da obra. Diante isso, a duplicação não inicia antes de 12 meses, devido a todo o trâmite burocrático necessário para a realização desses processos. "No momento, o meu compromisso é que posso me juntar a vocês para lutar para que a obra seja iniciada", afirmou.

Continuando, conforme a sugestão de Timbira e do deputado Alexandre Silveira, com aval de José Santana, o Ministro comentou que vê como uma solução mais plausível e com maior agilidade a obra ser iniciada com recursos públicos e, posteriormente, ficar sob concessão.

Emergência

Ainda durante seu pronunciamento o Ministro, atendendo à solicitação dos presentes, entrou em contato com a Superintendência de Obra do Ministério, conforme matéria do Bom Dia dessa quarta-feira, 20, cobrando a reativação dos radares existentes em caráter emergencial, além da instalação de outros necessários e ainda a conferência da sinalização horizontal (faixas) para verificar alguma irregularidade e que, caso exista, que seja feita a correção.

Os projetos

Um dos projetos avaliados pelo governo está sob coordenação do Dnit e prevê o investimento, com recursos públicos, de R$ 2,2 bilhões. A proposta do Departamento agrada mais aos representantes das cidades às margens da BR 381 porque amenizaria o traçado da rodovia.

A outra proposta é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e planeja a privatização da BR para só depois duplicá-la.

Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=24461

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