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Dificuldades de financiamento do PAC devem alterar projeto de duplicação
IPATINGA - O governo federal já admite a possibilidade de dividir a BR-381 Norte, que liga o Leste mineiro a Belo Horizonte, em duas etapas de obras de duplicação. A proposta foi discutida na última terça-feira (19), durante audiência de uma comissão formada por deputados da bancada mineira na Câmara, liderados por Alexandre Silveira (PPS), prefeitos e vereadores com o presidente da República em exercício, José Alencar (PR), em Brasília.
Alencar disse à comissão que reconhece o trecho como um dos mais violentos das rodovias brasileiras e com o tráfego saturado, especialmente o transporte de cargas. No entanto, ele admitiu dificuldades do governo em aplicar recursos que somam R$ 2,2 bilhões na duplicação da rodovia.
Pela nova proposta, o dinheiro previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a obra seria aplicado nos projetos de duplicação somente no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade. Para o governo, esse é o trecho de maior índice de acidentes e que também demanda obras mais caras e inviáveis por meio de custeio por pedágio.
No segmento que vai de João Monlevade até Governador Valadares, a duplicação seria feita dentro da proposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que quer privatizar a estrada para que a vencedora do leilão faça investimentos na rodovia com recursos arrecadados por meio de pedágios.
Espera
A audiência da comitiva mineira havia sido solicitada pelo deputado federal Vitor Penido (DEM-MG) com o vice-presidente. Mas, em decorrência de seus problemas de saúde, a assessoria de Alencar decidiu remarcar o encontro para o gabinete do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
Na última hora, porém, a reunião acabou por ser confirmada no gabinete de José Alencar, que está no exercício da Presidência da República nesta semana, com a participação de representantes de vários municípios.
Para os deputadosAlexandre Silveira e Vitor Penido não há outra saída senão esperar a conclusão da licitação para os projetos executivos da obra, o que deve acontecer só no segundo semestre. É por meio dos projetos que serão conhecidos os valores necessários para cada lote da duplicação. O trecho Norte da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foi dividido em dez lotes, com aproximadamente 30 quilômetros cada.
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=21861#topo
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