quarta-feira, 27 de maio de 2009

2009.05.27 - DNIT define pontos que vão receber radares na BR-381 - Jva Online

divulgação
VÁRIOS PREFEITOS de municípios mineiros cortados pela rodovia participaram de audiência pública, no dia 31 de março, na ALMG

Diretor do órgão em Minas diz que primeiros equipamentos a serem instalados serão ‘pardais’

DA REDAÇÃO - O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - já definiu 17 trechos da BR-381 entre BH e João Monlevade que receberão emergencialmente radares, de acordo com estudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que indica as áreas com maior número de acidentes. O órgão deve decidir, ainda esta semana, os trechos entre Nova Era e Governador Valadares que receberão outros 18 equipamentos de fiscalização eletrônica. Os radares serão instalados em caráter emergencial até o final de julho, e segundo informações dadas pelo diretor do DNIT em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, estes aparelhos serão fixos.

Conforme a deputada Rosângela Reis (PV), em conversa com o dirigente do DNIT “ele explicou que o órgão vai utilizar agora os aparelhos conhecidos como 'pardais', por serem mais baratos e cumprirem melhor o objetivo de reduzir a velocidade utilizada no trecho (em um maior espaço), em comparação com os postes e as lombadas eletrônicas. Mas adiantou que os radares móveis fazem parte do pacote de 389 aparelhos de fiscalização eletrônica a serem implantados em rodovias federais de todo o país, com licitação lançada na semana passada e previsão de conclusão para agosto deste ano”.

Projetos para a estrada

A assessoria da deputada estadual Rosângela Reis (PV) informou que ela apresentou requerimento à Comissão de Transportes da Assembleia, nesta terça-feira (26), para que o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seja convidado a expor o projeto de concessão da rodovia.

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia aprovou no último dia 20 dois requerimentos, no sentido de trazer representantes do DNIT para esclarecer melhor as medidas emergenciais que o órgão tomará e de integrantes da Frente conhecerem de perto os pontos da rodovia considerados mais perigosos.

Emergência

A decisão do Ministério dos Transportes de aprovar a contratação emergencial dos radares para o trecho mais perigoso da BR-381 foi resultado de vários acionamentos políticos, mas também oficiais, feitos no sentido de trazer maior segurança ao tráfego na rodovia até que a duplicação do trecho seja concluída, uma obra que não deve durar menos de cinco anos.

No dia 31 de março, a Assembleia abrigou audiência pública com presença de representantes do DNIT, da PRF e da maioria dos municípios do Leste mineiro cortados pela BR-381, quando foi reforçado o movimento por medidas na rodovia.

As câmaras municipais passaram a engrossar o movimento a favor da duplicação e a Frente Parlamentar decidiu apoiar as paralisações na rodovia, iniciadas em Caeté, após um grave acidente que matou seis pessoas no dia 11 de março. Em 13 de maio, a estrada foi paralisada no trevo de Caeté, em Ipatinga e em Governador Valadares.

Onde os primeiros radares vão ficar

Próximo a Sabará: Km 430, 434, 434,8 e 439
Próximo a Nova União: Km 391, 402, 411
Próximo ao trevo de Bom Jesus do Amparo: Km 412
Próximo a Bom Jesus do Amparo: Km 417
Entre Nova Era e Bela Vista de Minas: Km 350
Próximo a Caeté: Km 423 e 426,1
Próximo a São Gonçalo do Rio Abaixo: Km 366, 364, 370 e 375
Próximo a João Monlevade: Km 362

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/noticias.asp?id_noticia=74457

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