VÁRIOS PREFEITOS de municípios mineiros cortados pela rodovia participaram de audiência pública, no dia 31 de março, na ALMG
Diretor do órgão em Minas diz que primeiros equipamentos a serem instalados serão ‘pardais’
DA REDAÇÃO - O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - já definiu 17 trechos da BR-381 entre BH e João Monlevade que receberão emergencialmente radares, de acordo com estudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que indica as áreas com maior número de acidentes. O órgão deve decidir, ainda esta semana, os trechos entre Nova Era e Governador Valadares que receberão outros 18 equipamentos de fiscalização eletrônica. Os radares serão instalados em caráter emergencial até o final de julho, e segundo informações dadas pelo diretor do DNIT em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, estes aparelhos serão fixos.
Conforme a deputada Rosângela Reis (PV), em conversa com o dirigente do DNIT “ele explicou que o órgão vai utilizar agora os aparelhos conhecidos como 'pardais', por serem mais baratos e cumprirem melhor o objetivo de reduzir a velocidade utilizada no trecho (em um maior espaço), em comparação com os postes e as lombadas eletrônicas. Mas adiantou que os radares móveis fazem parte do pacote de 389 aparelhos de fiscalização eletrônica a serem implantados em rodovias federais de todo o país, com licitação lançada na semana passada e previsão de conclusão para agosto deste ano”.
Projetos para a estrada
A assessoria da deputada estadual Rosângela Reis (PV) informou que ela apresentou requerimento à Comissão de Transportes da Assembleia, nesta terça-feira (26), para que o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seja convidado a expor o projeto de concessão da rodovia.
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia aprovou no último dia 20 dois requerimentos, no sentido de trazer representantes do DNIT para esclarecer melhor as medidas emergenciais que o órgão tomará e de integrantes da Frente conhecerem de perto os pontos da rodovia considerados mais perigosos.
Emergência
A decisão do Ministério dos Transportes de aprovar a contratação emergencial dos radares para o trecho mais perigoso da BR-381 foi resultado de vários acionamentos políticos, mas também oficiais, feitos no sentido de trazer maior segurança ao tráfego na rodovia até que a duplicação do trecho seja concluída, uma obra que não deve durar menos de cinco anos.
No dia 31 de março, a Assembleia abrigou audiência pública com presença de representantes do DNIT, da PRF e da maioria dos municípios do Leste mineiro cortados pela BR-381, quando foi reforçado o movimento por medidas na rodovia.
As câmaras municipais passaram a engrossar o movimento a favor da duplicação e a Frente Parlamentar decidiu apoiar as paralisações na rodovia, iniciadas em Caeté, após um grave acidente que matou seis pessoas no dia 11 de março. Em 13 de maio, a estrada foi paralisada no trevo de Caeté, em Ipatinga e em Governador Valadares.
Onde os primeiros radares vão ficar
Próximo a Sabará: Km 430, 434, 434,8 e 439
Próximo a Nova União: Km 391, 402, 411
Próximo ao trevo de Bom Jesus do Amparo: Km 412
Próximo a Bom Jesus do Amparo: Km 417
Entre Nova Era e Bela Vista de Minas: Km 350
Próximo a Caeté: Km 423 e 426,1
Próximo a São Gonçalo do Rio Abaixo: Km 366, 364, 370 e 375
Próximo a João Monlevade: Km 362
Fonte: http://www.jvaonline.com.br/noticias.asp?id_noticia=74457
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