quinta-feira, 21 de maio de 2009

2009.05.21 - Movimento pela duplicação ganha apoio do vice-presidente da República - Jornal Bom Dia

Brasília -
O movimento pela duplicação da BR 381 acabou de ganhar um apoio de peso. Trata-se do vice-presidente da República José Alencar. Como presidente em exercício, ele recebeu uma comitiva de políticos e populares que apresentaram os dados assustadores referentes à situação da "Rodovia da Morte" ao então presidente.

Durante a reunião que durou mais de uma hora se pronunciaram parentes de vítimas da BR que participam do movimento Duplicação Já e ainda políticos da região.

A presidente da Câmara de João Monlevade, Dorinha Machado (PMDB) relatou que a luta pela melhoria da estrada era antiga e ainda distribuiu uma revista com números da BR 381 - destacando que mais de cinco milhões de pessoas trafegam anualmente pelo trecho, sendo que somente em 2008 mais de 270 pessoas perderam a vida na rodovia.

O presidente foi enfático ao se pronunciar: "não se trata mais de uma questão política ou mesmo técnica. Brasileiros estão morrendo naquela estrada, isso é uma questão de segurança do Estado". Com essas palavras José Alencar, sensibilizado, além de ter ficado surpreso diante das informações sobre os números de vítimas da 381, solicitou empenho do Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, para que interceda no que chamou de "desencontro" entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Ele pediu ainda que envolva a Casa Civil para que uma solução seja alcançada o mais rápido possível.

Durante a audiência os deputados federais, José Santana de Vasconcelos, natural de Alvinópolis e Alexandre da Silveira, de Belo Horizonte, conhecedores da situação, fizeram uma explanação detalhada da atual situação do processo de duplicação da estrada que mais mata no país, falando sobre o projeto do Dnit e da ANTT e a disputa interna sobre quem deveria cuidar da obra.

O então presidente se comprometeu a acompanhar o caso de perto e solicitou aos deputados que o mantenham informado sobre o andamento do processo.

Interferência do vice-presidente surpreendeu

Após a audiência com José Alencar, os prefeitos de Barão de Cocais, Geraldo Abade, de São Gonçalo Raimundo Nonato, o Nozinho, de Santa Bárbara Toninho Timbira, o vice-prefeito de João Monlevade Wilson Bastieri e a presidente da Câmara de Monlevade foram unânimes em avaliar a audiência como a mais proveitosa entre tantas outras que já aconteceram.

Abade disse ter ficado surpreso com a interferência imediata do vice-presidente junto ao Ministro. "Acho que precisávamos de um apoio desse peso, pois sabemos que essa duplicação passa pela Casa Civil e José Alencar é a pessoa que pode fazer essa interferência", afirmou.

Timbira também avaliou a audiência como a mais positiva de todas, mas disse que esse movimento se arrasta por mais de 12 anos e que a burocracia é que emperra a obra. Para ele, o ideal seria uma obra mista, onde o governo entraria com uma parte e a iniciativa privada, sob concessão, com outra. "Acredito que essa seja a saída mais rápida para que se resolva o problema", analisou.

Posteriormente, a mesma colocação de Timbira foi ventilada como sendo a melhor junto ao Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na segunda audiência do dia.

O presidente da Amepi e prefeito de São Gonçalo, Raimundo Nonato, Nozinho, foi mais além. Nozinho acredita que, diferente das outras audiências, essa com o presidente em exercício foi a de maior impacto. "Percebi firmeza no empenho de José Alencar. Se existe alguém que poderia interceder junto à Casa Civil, essa pessoa é ele".

A presidente da Câmara de Monlevade, Dorinha Machado, foi além. Concordando com os colegas políticos que abraçaram o movimento, ela disparou: "realmente de todas as reuniões que participei essa foi a que promete ter resultado. A ligação do presidente em exercício para o Ministro dos Transportes e a solicitação e colocação feitas por ele foi muito feliz. Realmente já passou da hora do Governo Federal conhecer a verdadeira realidade daquela estrada e dos milhões de brasileiros que correm risco anualmente ao percorrê-la".

O Secretário Nacional de Comunicação do PT e ex-vereador monlevadense, Gleber Naime, que recepcionou os políticos do Médio Piracicaba em Brasília e também participou da audiência, informou que acompanhará de perto o desenrolar do processo e se colocou à disposição da região.

Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=24460

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...