quarta-feira, 20 de maio de 2009

2009.05.20 - Prefeitos da região voltam a cobrar duplicação da BR-381 - Via Comercial

Foto: Divulgação
Deputado José Santana expõe ao Ministro dos Transportes os problemas da BR-381 Norte

Parlamentares da bancada mineira participaram ontem (19) de audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, moradores e lideranças da frente “Duplicação Já” da BR-381 Norte. O vice-presidente da República, José Alencar e o ministro das Comunicações, Hélio Costa também acompanharam o encontro.

Compareceram os deputados José Santana de Vasconcellos, Alexandre Silveira, Fábio Ramalho, Jaime Martins, Leonardo Quintão, Marcio Reinaldo, Paulo Abi-Ackel e Vitor Penido.

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Estiveram presentes ainda os prefeitos Nozinho (São Gonçalo do Rio Abaixo), Moacir (Nova União), Wanderlei de Jerônimo (Bom Jesus do Amparo) e Ademir da Costa (Caeté); a presidente da Câmara de João Monlevade, vereadora Dorinha Machado e o vice-prefeito municipal Wilson Bastielli; além de vereadores dos municípios atingidos pela estrada.

O objetivo da reunião foi discutir com as autoridades do governo federal a aceleração da duplicação da rodovia entre João Monlevade e Governador Valadares, trecho conhecido como “rodovia da morte’.

As lideranças apresentaram nota técnica da Confederação Nacional do Transporte, feita a pedido do deputado José Santana, e mais dois trabalhos sobre o assunto, que mostram a inviabilidade de privatizar a rodovia antes da sua duplicação, como propõe a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

“Não somos contra a concessão da rodovia à iniciativa privada, desde que ela ocorra depois da duplicação e seguindo o traçado do projeto do DNIT, que tem como prioridade o trecho mais crítico, entre BH e Joao Monlevade”, afirmou José Santana.

O parlamentar avisou que essa é a opinião maciça do povo da região e alertou que eles não irão aceitar a privatização da rodovia antes da duplicação, podendo chegar ao extremo de quebrarem as guaritas.

O ex-diretor do DNIT em Minas, Alexandre Silveira, que já comandou melhorias no trecho através de emenda de bancada durante a sua gestão, fez uma explanação técnica confirmando os dados apresentados por José Santana referente à irresponsabilidade da cobrança do pedágio sem fazer a duplicação.

Os deputados Jaime Martins, Leonardo Quintão e Fábio Ramalho demonstraram que a estrada não tem dono e que só a soma dos esforços resolverá o problema definitivo da BR-381 Norte.

Como medida emergencial, o deputado José Santana pediu ao ministro Alfredo Nascimento a instalação de radares nos cerca de 300 km da estrada entre BH e Governador Valadares para coibir abusos e tentar reduzir de imediato o número de acidentes. O ministro imediatamente ligou para o DNIT em Minas, autorizando a colocação de 35 radares dentro de um mês.

Moradora de Nova União, Júnia da Fonseca falou em nome das cidades que atingem a estrada, demonstrando preocupação com o índice alarmante de acidentes e mortes e aprovando a proposta de colocação dos radares.

O ministro dos Transportes prometeu agilizar o processo de duplicação da estrada.

Via Comercial

Fonte: http://www.viacomercial.com.br/ler_conteudo.asp?idConteudo=11979

2 comentários:

  1. Caro Mário, com relação ao post (http://glebernaime.blogspot.com/2009/05/agenda-positiva-em-brasilia-sobre-381.html) do blog do Gleber Naime, assessor de comunicação do PT em Brasília, após as cinco citações que ele faz, questionei através de um comentário, por mim postado, o seguinte:
    Gleber,
    nós moradores às margens da BR 381 - trecho BH a GV - gostaríamos de algumas respostas do que "ficou claro", pois, para nós está bem claro que 2010 é ANO ELEITORAL e não será ano eleitoreiro. Vamos levantar uma campanha contra qualquer político que fizer da desgraça alheia por causa da BR 381 seu palanque político, inclusive o atual presidente e sua possível sucessora, a Dilma.
    Irei postar em outros blogs, de toda a região da BR 381, este comentário com seu post, por isto, peço-lhe fineza a publicação dele, na íntegra, em seu blog, pois, considero você uma pessoa íntegra, e já votei em você.
    Pergunto-lhe:
    1) Você disse que "O governo Lula vai fazer a obra de duplicação". Quando irá iniciar as obras? O governo lula termina no dia 31 de dezembro de 2010. No ano 2010, ano eleitoral, obras não são permitidas, então...
    2) Você disse que "A obra está no PAC". Então subentende que é a proposta do DNIT, e não como a Dilma quer, a da ANTT, com a cobrança de pedágio antes do início das obras. Também está subentendido que é a obra completa, toda.
    3) Você disse que "O dinheiro está reservado para primeira etapa". Mas, espera aí. No item anterior você disse que a obra está no PAC?!
    Então, vamos lá. O que é primeira etapa, segunda etapa, etc.
    4) Você disse que "Melhorias serão feitas de imediato - sinalização, barreiras eletrônicas". Você, como antigo morador e ex-vereador de Monlevade, aliás, MINHA terra Natal, você utilizou desta rodovia assassina, e deve ter presenciado inúmeras carnificinas provocadas por ela. Sim, por ela. Traçado antigo e arcaico, que leva qualquer motorista à um índice de estresse quase insuportável, basta uma pesquisa para saber o índice de dor de cabeça e musculares ao trafegar no referido trecho. Utilizando das palavras do ex-Presidente Collor, tínhamos "carroças", hoje temos veículos com tecnologia de ponta, para serem utilizados em uma rodovia totalmente ULTRAPASSADA, ARCAICA MESMO. Então, a imprudência de um motorista estressado é revelada em um acidente, mas o governo sempre tenta jogar a culpa no motorista. Vamos enumerar e/ou pesquisar todas as verdadeiras causas, de maneira dinâmica e intrínseca. Colocar radares somente me faz pensar que é o início do financiamento da duplicação. Não resolve o problema. Quantos radares neste trecho? Quantos PRF para operá-los, diuturnamente? Então, a fiscalização de veículos ficará prejudicada, pois, de certa forma haverá um desvio de função para se cobrir tempo e espaço.
    5) Você disse que "Será negociado um modelo híbrido - concessão e DNIT". Nisto eu já acredito, já que os radares começarão a financiar a duplicação, ou pelo menos a "primeira etapa" (?).
    Desculpa se por algum motivo fui irônico, mas, somente isto, recebemos desde há muito.
    Continuarei visitando, diariamente, seu blog (muito bom), mas estarei sempre cobrando para o social.
    Obs.: Sou um dos criadores e fundadores do SEVOR - Serviço Voluntário de Resgate - e se você e demais políticos quiserem conhecer o porquê da criação do SEVOR, posso postar a verdadeira história.
    Abraços.
    Marcelo
    Bom, como assessor de comunicação, creio que pelo menos um tirinho posso acertar, e melhor será, se todos os 5.190.000 moradores às margens da BR 381, e toda a população se Minas Gerais, e demais estados que utilizam deste perigoso trecho pudessem conosco participar do protesto.
    Mesmo com uma "luzinha" no fim do túnel, aluta deve continuar.
    Abraços.

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  2. Caro Mário,
    há uma resposta no blog do Gleber para as minhas indagações, mas, se me permite vou transcrevê-las, tanto as minhas quanto a de Juninho.
    "Juninho da Cemig disse...
    Prezado Gléber, sua participação nesta luta é algo que poderá render muito mais frutos do que encontros com ministros, etc, etc, etc... Você conhece a realidade desta Br e tem muito mais capacidade de sensibilizar nosso Presidente. É isto que falta, porque só prestígio político não será o suficiente, pois, se fosse, com Alexandre Silveira que esteve inclusive à frente do DNIT este assunto já teria sido resolvido. Vamos lá companheiro, eu creio nos seus ideais e em sua capacidade de articulação e principalmente de sensibilização! Muitas famílias já te agradecem desde então!!! Juninho da Cemig

    20 de Maio de 2009 19:39"
    Resposta do Gléber:
    "Juninho, o internauta

    Juninho da Cemig inaugurou os Comentários do blog, sinal de que é um internauta frenético, pois foi ao ar ontem. Obrigado pelo Comentário. Conto sempre com suas opiniões. A luta pela duplicação da BR é de todos. E eu confio que o governo Lula cumprirá com esse compromisso público, pois a obra consta no PAC.
    Ats Gleber Naime

    Postado por Gleber Naime às 08:36 0 comentários"
    Meus comentários e questionamentos já também postados aqui, não se faz necessário repetí-los.
    Resposta:
    "A Duplicação da 381 é obra do PAC
    Marcelo, do SEVOR, comentou post deste blog sobre agenda em Brasília acerca da 381.
    Obrigado.
    Concordo com ele: A tragédia da 381 não pode ser politizada.
    Quando eu era vereador, o ex-governador Azeredo visitou a região, anunciou a duplicação, distribui até folder com o traçado. Não havia nem projeto!
    O que digo é o seguinte:
    1. O pré-projeto está pronto e pago de todo o trecho BH a Valadares.
    2. As licenças ambientais estão aprovadas.
    3. O trecho Norte da 381 está incluído no PAC, escrito e distribuído no Caderno PAC Minas pelo governo, junto às demais obras.
    4. Dos mais de 2bi em que vai ficar esta obra, mais de 300mi já constam para seu início, pelo que foi anunciado em audiência pelo Ministro
    5. O Ministro dos Transportes está fechando agora no DNIT a licitação dos últimos trechos do Projeto de Engenharia.
    6. Há muita gente do governo sensibilizada para os problemas advindos do modelo seco de concessões para um trecho de tamanha sinuosidade e custo.
    7. Como foram feitas melhorias, a pista ganhou mais volume e velocidade, o que tem aumentado o número de acidentes, a maioria fatais. Por isso o Movimento Duplicação Já solicitou ao Ministro de imediato: mais policiamento, fiscalização de cargas (horário, peso), barreiras eletrônicas (as que já existem e estão desligadas): Ele respondeu que vai agir de imediato nestas questões.
    *Obras podem ser realizadas a qualquer tempo. Se não houvesse essa mudança de modelo para a duplicação, a obra já estaria começando até o final do ano. Agora, infelizmente não tem mais tempo. Pelo que entendo e acredito, terminadas as licitações e os projetos executivos, elas podem se iniciar até o meio do próximo ano.
    De qqer forma, a mobilização da sociedade e das lideranças de todos os níveis é fundamental para garantir que tudo realmente aconteça de acordo com o interesse público.
    POSTADO POR GLEBER NAIME MARCADORES: MÉDIO PIRACICABA ÀS 08:40 0 COMENTÁRIOS"
    O endereço do blog do Gléber é:
    http://glebernaime.blogspot.com
    Creio que podemos contar muito com ele.
    E, vamos continuar a luta. Peço que divulgue também para o SOS BR 381.
    Precisamos estar todos em sintonia, falando e gritando uma mesma voz em uníssono.
    Abraços.

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