Sérgio Henrique/Jornal Bom Dia
Diversos trechos da rodovia vão ser bloqueados simultaneamente, nesta quarta-feira. Governador Valadares também adere ao movimento
DA REDAÇÃO – Nesta quarta-feira (13), a chamada BR-381 Norte, que corta o Vale do Aço, será paralisada em quatro pontos. A partir das 15h, dando prosseguimento à luta pela completa duplicação da estrada, manifestantes se mobilizam em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também em São Gonçalo do Rio Abaixo, Ipatinga e Governador Valadares.
Em Ipatinga, o protesto acontece na saída que liga o município a Governador Valadares, entre os bairros Caravelas e Veneza. As pistas serão fechadas nos dois sentidos da BR-381, às 15h, mesmo horário em que o movimento acontece nos outros pontos.
A Polícia Militar foi acionada par garantir que não haja conflitos entre os manifestantes e os motoristas. Outra providência que deve ser tomada é a garantia de trânsito livre para veículos em situação de emergência, como ambulâncias.
O movimento visa acabar com o impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes (ANTT) sobre a duplicação do trecho Norte, entre a capital, Belo Horizonte e o município de Governador Valadares. As obras de duplicação deveriam ter sido iniciadas há nove meses.
De acordo com planejamento da ANTT, a duplicação deverá ser simples e já com cobrança de pedágio, para cobrir gastos da obra. O Dnit prevê investimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sem pedágio. Seu projeto é de modernização da estrada.
Valadares
Na tarde desta terça-feira (12), autoridades de Governador Valadares confirmaram adesão ao movimento. Na cidade, o fechamento da estrada acontece no entorno do anel rodoviário do Bairro Santa Rita, próximo à entrada para o Distrito Industrial, com duração prevista de 30 minutos. A manifestação conta também com o apoio de moradores.
A ação de paralisação se justifica por a BR 381 ser uma das mais importantes do país. Possui mais de 900 km em Minas Gerais e interliga os estados do Espírito Santo, São Paulo e Minas.
A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai acompanhar uma dessas manifestações, que acontece no trevo de Caeté.
Fonte: http://www.jvaonline.com.br/noticias.asp?id_noticia=74159
Nenhum comentário:
Postar um comentário