terça-feira, 24 de março de 2009

2009.03.24 - Amepi planeja mobilização permanente na BR 381 de Governador Valadares a Belo Horizonte - DeFato Online

JOSÉ SANA/ DEFATO
Mobilização permanente na BR 381 foi discutida nesta segunda-feira

Reunião de executivos, entidades, assessores e deputado Mauri Torres, realizada nesta segunda-feira, em João Monlevade, definiu estratégia de ação; encontro em Brasília com Dnit está agendado para o último dia deste mês

José Sana
De João Monlevade

Encontro de que participaram o presidente e membros da assessoria da Associação Microrregional dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi), representantes da Câmara de Vereadores, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Médio Piracicaba (Credimepi), da 2ª Regional das Câmara de Dirigentes Lojistas e da Assembleia Legislativa de Minas definiu, na manhã desta segunda-feira, 23 de março, na sede da Amepi, em João Monlevade, algumas estratégias que serão adotadas para reivindicação de melhorias e/ou duplicação da BR 381, de Governador Valadares a Belo Horizonte.

Raimundo Gonçalves Barcelos, Nozinho, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo e presidente da Amepi; Mauri Torres, deputado estadual pelo PSDB, líder do governador Aécio Neves na Assembleia Legislativa; Dorinha Machado (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores de João Monlevade; Émerson Duarte, assessor de Governo da Prefeitura de João Monlevade; Lucien Marques, diretor-administrativo da Credimepi; Caril Wellis de Paula Santos, diretor da 2ª Regional da CDL (Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Mucuri e Central); Djalma Bastos, representante do deputado federal Alexandre Silveira (PPS); Eduardo Quaresma, secretário-excecutivo da Amepi e Márcio Magno Passos, assessor da Amepi — este foi o grupo que, após discussões, controvérsias e uma série de ponderações, em cerca de uma hora, tomou algumas medidas em prol de um projeto de ação a que se convencionou chamar de Mobilização Permanente pela Duplicação da BR 381 de Governador Valadares a Belo Horizonte.

O QUE FAZER?

A grande dúvida — como começar, o que fazer e como fazer — foi a interrogação que persistiu do início ao quase fim da reunião restrita da Amepi. Cada um, exprimindo as suas razões e preocupações: o deputado Mauri Torres defendeu a idéia de lutar pela continuidade de obras precárias na rodovia para, em seguida, buscar a duplicação, além de encontro com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a defesa da estadualização do trecho; Émerson Duarte, representando o prefeito de João Monlevade, Gustavo Prandini (PV), priorizou a necessidade de encontro, em Brasília, com diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sustentação que acabou triunfando em decisão tomada no final da tarde; Karil Wellis apresentou projeto de campanha educativa elaborada pela 2ª Regional da CDL; Dorinha Machado exprimiu a intenção da Amepi de buscar o apoio das cidades para efetivação da Mobilização Permanente, já esboçada.

Para concluir a reunião, ficou definido que a Amepi chamará, a partir da reunião desta sexta-feira, 27 de março, os prefeitos filiados; outros que representam municípios da área de influência da BR 381 também serão convocados. O mesmo trabalho de convocação será feito pela Presidência da Câmara de Vereadores de João Monlevade. Será incluído como batalhadores pela segurança na rodovia representantes de 24 municípios comandados pela 2ª Regional da CDL.

Toda a primeira mobilização tem como meta convocar uma grande reunião com todos os envolvidos no dia-a-dia da BR 381, na extensão de Governador Valadares a Belo Horizonte.

ANÁLISES DO TRÁGICO

Tudo o que se falou sobre a Rodovia da Morte está sempre e quase que diariamente escrito em jornais, revistas, sites, falado nas emissoras de rádio e estampado na televisão. Mas a repetição se deu de forma cada vez mais dramática em cada pausa para respirar na reunião.

Houve o cuidado de abordar que são pleiteadas obras do governo, mas que nem sempre o governo é o culpado de tudo. Há imprudência, número excessivo de veículos e fatalidade também por trás dos repetidos acidentes. Por causa disso é que a campanha educativa da CDL tem como um dos objetivos chamar a atenção do motorista para mais atenção e responsabilidade na condução de seu veículo.

As divergências sobre se se deve lutar primeiro por obras de emergência, estas que proporcionariam a privatização e daí um passo para a duplicação ou se se firmassem propósito apenas pela duplicação que, no entender de técnicos, não se iniciaria antes de 2012, persistiram até o final dos debates. Ficou decidido apenas o chamamento de representantes dos municípios para a mobilização permanente, ponto comum de aceitação de todos.

ENCONTRO NO DNIT

No final da tarde desta segunda-feira, por meio de contato já antecipado do assessor de Governo da Prefeitura de João Monlevade, Émerson Duarte, ficou definido o seguinte: foi marcada e confirmada reunião a se realizar na sede do Dnit, em Brasília, na terça-feira, 31 de março, com início previsto para as 14h30.

Nela seriam obtidas as informações concretas sobre a situação das providências pelas obras. Sabe-se que está em andamento o projeto executivo, que demandaria cerca de um ano e que só depois dele será feita a licitação dos trechos da rodovia. Alguns valores já disponíveis foram mencionados, mas que serão destinados à complementação dos trechos inacabados, a exemplo de pontes e do Trevo de Itabira. Até soluções que seriam irônicas para alívio de todos foram comentadas, como “construção, pelos municípios, de quebra-molas, ao longo da rodovia”. Sabe-se que o Código de Trânsito Brasileiro (CNT) proíbe quebra-molas.

Do encontro do final do mês, no Distrito Federal, deverão participar Raimundo Nonato Barcelos, Gustavo Prandini, Dorinha Machado e Caril Wellis de Paula Santos.

Fonte: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=2652

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