domingo, 29 de março de 2009

2009.03.29 - Motoristas abusam da sorte - O Tempo

Fotos Rodrigo Clemente
Flagrante de imprudência na BR-381; motorista de ônibus tenta ultrapassar caminhão em trecho com faixa de pista contínua

Mais de 8.000 acidentes ocorreram no ano passado, uma média de 23 por dia
Alexandre Nascimento
Além de ter uma pista sem divisão por canteiro central e um traçado com média de uma curva a cada 500 m, a BR-381 ainda conta com mais um agravante que favorece a sucessão de acidentes: a imprudência dos motoristas. No ano passado, foram 8.254 ocorrências na rodovia, uma impressionante média de 23 por dia, que causaram a morte de 277 pessoas. Quem sempre passa pelas sinuosas curvas da via diz que carros, caminhões e ônibus frequentemente abusam da sorte. Os motoristas excedem a velocidade antes das curvas e fazem ultrapassagens em faixas contínuas. Uma das testemunhas é o borracheiro João Batista. Ele trabalha em um posto de gasolina no KM 423 da BR-381, mais conhecido como KM 30, perto do local onde ocorreu o acidente que matou cinco estudantes universitários e o motorista de uma van, no último dia 11, na divisa entre Sabará e Caeté. "Já sofri quatro acidentes na BR-381 e perdi as contas de quantas pessoas presas às ferragens ajudei a salvar. Todo dia tem acidente aqui.

A gente vê caminhão tombar direto". Enquanto os acidentes e mortes continuam ocorrendo no trecho - somente em duas batidas nos últimos 16 dias, nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas -, o Ministério dos Transportes não consegue resolver o incômodo impasse criado no ano passado por dois órgãos federais. De um lado, o Dnit recebeu a orientação para contratar o projeto executivo da obra de duplicação, orçada em R$ 1,58 bilhão. Do outro, a ANTT foi direcionada a elaborar o edital para que o trecho seja concedido à iniciativa privada. Em nota, o Ministério dos Transportes negou que as duas solicitações tenham causado um impasse. Nas entrelinhas, o ministério deseja que o órgão que conseguir iniciar as obras mais rápido assuma o trabalho. Na opinião de motoristas ouvidos pela reportagem, as obras de duplicação e melhoria do traçado seriam as formas mais eficazes de reduzir o número de acidentes na 381.

Leonardo Fagundes, 30, que dirige uma ambulância da Prefeitura de Governador Valadares e precisa transportar passageiros para Belo Horizonte pelo menos três vezes por mês, acredita que o maior perigo da rodovia é a grande quantidade de curvas. Já o mantenedor mecânico Giovani Gomes Silva, 28, tem calafrios quando precisa trafegar pelo local. "Acho que deveriam duplicar (a BR-381). Às vezes, o caminhão que está na pista contrária passa muito perto do meu carro. Eu até gelo". Enquanto não for apresentada uma solução para o início das obras, motoristas e moradores de Caeté prometem fazer protesto na rodovia todo dia 13. Este mês, a manifestação interrompeu o tráfego de veículos na pista por cerca de duas horas, causando um congestionamento de 30 km no local.

Privatização. Apesar de as obras e a manutenção da pista serem apontadas pelos motoristas como as melhores formas de evitar tragédias, os trechos controlados pela iniciativa privada também apresentam alto índice de acidentes. Na própria BR-381, no segmento entre Belo Horizonte e São Paulo, administrado pela Autopista Fernão Dias, foram registrados 3.094 acidentes com cem mortes, no período entre 15 de agosto e 31 de dezembro do ano passado. O percurso foi responsável por 37% do total de acidentes registrados em toda a extensão da 381 em 2008.

Enquete

58,26% votaram pela duplicação do trecho norte da BR-381

12,98% acham que a conscientização é a melhor solução

12,77% acreditam que radares são a melhor solução para o trecho

Caminho da ANTT

1° passo - convocação de audiência pública no "Diário Oficial da União" para discutir a privatização do trecho norte da BR-381 (29/09)

2° passo - realização de audiências públicas (outubro e novembro de 2008)

3° passo - aguarda autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para lançar o edital para a concessão (estágio atual)

4° passo - realiza o leilão da rodovia (previsão para abril ou maio)

5° passo - empresa vencedora assina contrato e terá seis anos para executar todas as obras

Antônio Rodrigues ganha a vida na rodovia, que também já causou estragos na família dele

Via que alimenta, mas também destrói famílias

A mesma BR-381 em que José Rodrigues Pereira, 52, e seus três irmãos conseguiram trabalhar por décadas foi a responsável por uma tragédia que abalou toda a família. José era o motorista da van que fazia transporte universitário e foi atingida por um caminhão no último dia 11, em Sabará. Ele morreu na hora. A filha dele, Lígia Aparecida Costa Pereira, 29, também estava na van e morreu dias depois. Um dos que mais sofrem ao se lembrar do acidente é Renato José Costa, 24, filho de José. Ele dirigia uma outra van, que vinha atrás. "Renato está parado, traumatizado. Pensou em não fazer mais esse tipo de serviço, mas repensou e sabe que é o que gosta de fazer, assim como o pai. Ele deve voltar em breve", disse um dos irmãos de José, Antônio Rodrigues, 54. (AN)

Currículo
Vidas perdidas em um histórico de acidentes
Outros acidentes marcaram a BR–381 nos últimos anos. Em 2003, uma batida entre um carro e um ônibus escolar da Prefeitura de Caeté, próximo ao trevo de Ravena, matou a motorista do automóvel e deixou o outro veículo pendurado em um abismo, com cerca de 30 crianças. Por muito pouco, o ônibus não desceu ladeira abaixo. Os estudantes tiveram que sair com ajuda dos bombeiros para evitar qualquer movimento súbito. No KM 408 da rodovia fica a ponte São Geraldo, nome dado em 1996, quando um ônibus da empresa São Geraldo tombou no local com passageiros que voltavam do Carnaval na Bahia. Trinta e uma pessoas morreram. Os KMs 387, no trevo de Itabira, e 381, no acesso a Barão de Cocais, são outros pontos com alto índice de acidentes. Uma enquete realizada pelo Portal O Tempo Online questionou sobre as melhores soluções para a BR–381. Confira o resultado acima. (AN)

Publicado em: 29/03/2009

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1247&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=106990&IdTipoNoticia=1

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