terça-feira, 31 de março de 2009

2009.03.31 - Assembleia debate duas propostas para a BR-381 - JORNAL DIÁRIO DO AÇO

IPATINGA – As duas propostas de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares serão debatidas hoje pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa. A reunião acontece às 14h30, a pedido da deputada Rosângela Reis (PV), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381.

Atualmente, há duas propostas conflitantes para viabilizar as obras na estrada conhecida como “rodovia da morte”. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já lançou edital de projeto executivo que prevê uso de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na obra. Ao mesmo tempo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou estudos para a concessão do trecho à iniciativa privada, prevendo a cobrança antecipada de pedágios para viabilizar a duplicação.

Números
De acordo com levantamento do gabinete da deputada Rosângela Reis, com base em dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2008 foram registrados 8.254 acidentes nos 900 quilômetros de extensão da BR-381 em Minas, com 277 mortos, 1.275 feridos graves e 3.707 feridos leves. Os números são os mais altos em comparação com qualquer outra rodovia do Estado, no mesmo ano. O trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares é de 301 quilômetros, dos quais 200 quilômetros não têm acostamento e só 19 quilômetros contam com pista dupla.

Foram convidados para a audiência pública o superintendente regional do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Jorge Noman Filho; o diretor-geral da ANTT, Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira; o coordenador-geral da agência em Minas, Augusto César Guerra; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), José Élcio Montese.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=19951

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...