quarta-feira, 25 de março de 2009

2009.03.25 - Deputado rejeita modelo de duplicação da BR-381 - JORNAL DIÁRIO DO AÇO

Bruno Jackson
Silveira insiste que o projeto da ANTT é simplificado e não atende ao interesse público

IPATINGA – O deputado federal Alexandre Silveira (PPS) anunciou ontem, em entrevista coletiva em Ipatinga, que vai acionar a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, da qual é membro, o Tribunal de Contas da União (TCU) e até mesmo o Ministério Público caso a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) insista em levar à frente uma proposta “inviável” para a duplicação da BR-381 Norte, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

Alexandre Silveira defende que a obra seja feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da ordem de R$ 345 milhões. Mas a ANTT tem um projeto paralelo que prevê a privatização da BR-381 Norte, com cobrança de pedágio antes mesmo do término das obras de duplicação entre o Leste e a capital mineira.

O governo federal já licitou a obra, que foi vencida por uma empresa espanhola, ligada ao banco HSBC. ANTT e o BNDES chegaram à conclusão de uma tarifa básica de R$ 4,38 para o pedágio em cada um dos quatro postos que serão instalados entre GV e BH. A proposta de Alexandre Silveira, defendida desde quando ele era diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), é que a obra seja feita com o dinheiro do PAC, e somente após a conclusão da duplicação é que a rodovia seria entregue à iniciativa privada. Em outras estradas privatizadas há casos em que o pedágio não passa de R$ 1.

Variante
Alexandre Silveira acusa da ANTT de “atender a interesses particulares, possivelmente de empresários”, ao excluir do projeto de duplicação da BR-381 uma variante de 50 quilômetros entre São Gonçalo e Nova Era, que acabaria com pelo menos 100 curvas perigosas.
“O projeto da ANTT é completamente simplificado e não atende ao interesse público. Pode, sim, atender aos interesses da iniciativa privada, menos os dos usuários da BR-381. Esse é o nosso questionamento”, alfineta o deputado do PPS, que protocolou requerimento na Câmara Federal convocando o diretor-geral do Dnit, Bernardo Figueiredo, para prestar esclarecimentos sobre a proposta da ANTT em relação à duplicação da BR-381 Norte.

Influência
No entendimento de Alexandre Silveira, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que antes era a favor da duplicação da BR-381 no modelo original, com recursos do PAC, está sendo influenciada a mudar de opinião. “Acredito que há algumas pessoas tentando fazer a cabeça da ministra Dilma. Se ela determinou que se avançasse na contratação do projeto executivo, e isso foi feito pelo Dnit, pois oito lotes já estão prontos para serem homologados pela diretoria executiva do órgão, por que agora retroagir e atender ao interesse da ANTT, que não é o projeto ideal de duplicação?”, questiona o deputado.

Viabilidade
Silveira avalia que o projeto ideal para a duplicação da BR-381 Norte não seria viável se fosse feito exclusivamente com recursos privados. Ele defende um modelo no qual a União entrará com uma parte dos investimentos e a iniciativa privada com outra. “Isso será fundamental para que se tenha um pedágio palatável e que ele só seja cobrado depois da rodovia duplicada”, insiste o parlamentar do PPS.

A ANTT marcou para junho o leilão dos três lotes da BR-040, da BR-160 e da BR-381 de BH a Governador Valadares. “Vamos fazer tudo para impedir isso, porque não atende ao interesse do usuário”, promete Silveira.

Obra mobiliza também o Médio Piracicaba

Enquanto as lideranças e políticos do Vale do Aço se mobilizam para impedir que a duplicação da BR-381 Norte, entre Governador Valadares e Belo Horizonte, seja feita conforme deseja a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em João Monlevade foi lançado um movimento para reivindicar melhorias na rodovia que liga o Leste mineiro à capital do Estado.

Na última segunda-feira (23), lideranças comunitárias e empresariais, vereadores e vários prefeitos que integram a Associação Microrregional dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi) se reuniram em João Monlevade para discutir formas de intervenção junto ao governo para viabilizar a obra.

Mobilização
“Mobilização Permanente pela Duplicação da BR-381 de Governador Valadares a Belo Horizonte” é o nome da campanha lançada nesta semana em João Monlevade, com a participação, entre outros políticos, do deputado estadual Mauri Torres, líder do governador Aécio Neves (PSDB) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Como começar, o que fazer e como fazer?” foram algumas das interrogações da reunião na sede da Amepi. O deputado Mauri Torres, por exemplo, defendeu a ideia de lutar pela continuidade das obras de melhoria da rodovia para, em seguida, buscar a duplicação. Outra iniciativa será marcar uma audiência na ANTT para defender a estadualização da rodovia e de outros contatos com o Dnit em busca de um projeto que atenda melhor à região.

Uma reunião com o Dnit já está agendada para o próximo dia 31, às 14h30, em Brasília. Nesta reunião, as lideranças do Médio Piracicaba pretendem pedir mais informações sobre a situação da rodovia e as providências tomadas pelo governo para viabilizar a sua duplicação.

Ponte da Prainha será inaugurada em 30 dias

Após dois anos de obras, a ponte da BR-381 na localidade de Prainha, próximo à divisa de Antônio Dias com Nova Era, deverá ser inaugurada em 30 dias. A informação foi dada ontem pelo deputado federal Alexandre Silveira (PPS). A ponte, com 400 metros de extensão, em linha reta, eliminará um traçado com cinco curvas perigosas, responsáveis por inúmeros acidentes fatais.

Asfalto de Pingo D’Água à BR-458 começa em abril

Será iniciada, dentro de 20 a 25 dias, a pavimentação da estrada que liga Pingo D’Água à BR-458, passando pelo distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho, na saída da ponte metálica sobre o rio Doce.

A obra, que está orçada em R$ 39,1 milhões, faz parte do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), do governo do Estado. A Fidens Engenharia, de Belo Horizonte, vai realizar a obra. O trecho que liga Pingo D’Água à BR-458 tem 39,9 quilômetros de extensão.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticia.php?cdnoticia=19718

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