terça-feira, 24 de março de 2009

2009.03.24 - Comissão vai a Brasília cobrar explicações sobre BR-381 - Jornal A Notícia

Rodrigo AndradeEm encontro na Amepi, ficou decidido que comissão do Médio Piracicaba vai a Brasília

Representantes de entidades e autoridades políticas se reuniram na manhã de ontem, 23, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) para começar a discutir ações em prol da duplicação imediata da BR-381 Norte, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. A primeira delas já foi tomada: uma comissão da região vai a Brasília, provavelmente na semana que vem, para cobrar explicações do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o impasse entre os dois órgãos com relação à duplicação ser executada antes ou depois da rodovia ser privatizada.

Participaram do encontro a presidente da Câmara de Vereadores, Dorinha Machado (PMDB); o assessor de Governo da Prefeitura de Monlevade, Emerson Duarte; o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo e presidente da Amepi, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho – PDT); o secretário executivo da entidade, Eduardo Quaresma; o diretor da Credi-mepi, Lucien Marques; o presidente da Regional Vale do Aço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Caril Wellis de Paula Santos; o deputado estadual Mauri Torres (PSDB), e o ex-vereador Djalma Bastos (PPS), que representou o deputado federal Alexandre da Silveira (PPS).

Outro convidado para o encontro foi o deputado federal José Santana (PR), que não pôde comparecer e enviou uma carta à vereadora Dorinha Machado. No documento, ele afirma que durante todo o projeto trabalhou em conjunto com o engenheiro do Dnit, Carlos Rogério, e que os dois conseguiram a liberação ambiental em tempo recorde, tudo para que a duplicação com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fosse feita o mais rápido possível.

Contudo, agora que a duplicação do Dnit está em fase de contratação das empresas elabo-radoras dos projetos, a ANTT sinalizou que pretende privatizar a BR-381 Norte antes das obras. José Santana afirmou que já pensou até em entrar na Justiça contra o órgão e sugeriu que os representantes do Médio Piracicaba aproveitem a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousself, a Belo Horizonte no início de abril para falar com ela sobre a duplicação. A idéia de ir até Brasília partiu de Emerson Duarte, que representou o prefeito Gustavo Prandini (PV) no encontro. Ele disse que conversou com o diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot, para se inteirar mais sobre a duplicação da 381 Norte. O responsável pelo órgão federal convidou as lideranças do Médio Piracicaba para um encontro em Brasília. Também deve participar o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. A comitiva do Médio Pira-cicaba deve ser formada por Dorinha Machado, Nozinho e Karil. Eles ainda vão tentar que os deputados federais José Santana e Alexandre da Silveira também participem do encontro. Segundo Dorinha Machado, o ministro das Telecomunicações, Hélio Costa (PMDB), foi outro que se mostrou solidário à causa.

O representante da Credi-mepi, Lucien Marques, argumentou que, além do movimento político, é preciso que haja ações de mais impacto, como protestos na estrada, que chamem atenção da mídia estadual e nacional. “Infelizmente, o governo só funciona com pressão”, lamentou. Karil concordou com ele e comentou que as CDLs de 24 cidades já preparam uma campanha de consci-entização na rodovia. Outros encontros vão ocorrer depois que a comissão retornar de Brasília. A intenção dos participantes é não deixar que os movimentos em prol da duplicação sejam apenas ações isoladas de determinadas entidades. Grupos de outras regiões cortadas pela 381 Norte, como do Vale do Aço, também serão chamados a participar.

Mauri Torres

Entre todos participantes da reunião, o deputado Mauri Torres foi o que se mostrou mais simpático à privatização da BR-381. Segundo o legislador, é preciso ouvir a proposta da ANTT antes de tomar qualquer decisão. Ele acredita que o órgão federal não vá permitir que as empresas cobrem pedágios antes da rodovia estar completamente duplicada.

Para Mauri Torres, a possibilidade da estrada ser duplicada com recursos federais é muito pequena. “Talvez não estejamos mais vivos para ver esse acontecimento”, disse. Para exem-plificar, o deputado citou que nem mesmo a revitalização de alguns pontos da BR-381, como os trevos de Itabira, Bom Jesus e a Ponte Coronel (entre Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo), foi concluída. “Há 24 milhões liberados e as obras estão paradas”, frisou.

Fonte: http://www.anoticiaregional.com.br/noticias.asp?Noticia=2373

2 comentários:

  1. sou de ipatinga e moro na florida e acho que minas teria que ter modelos de estradas igual ao estados unidos, a 381 e com certeza a estrada da morte e e um absurdo o governo deixar a estrada deste jeito eu agradeco todo o esforco de vcs tentando transformar esta estrada para um lazer e nao para uma viagem que vc nao sabe se vai chegar vivo ao destino, aprovo o governo lula mas esta de ignorar a 381 e ignorar a vida dos mineiros

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  2. É esta ministra sem palavra, que espera ter os votos dos mineiros? Muitos eleitores morrerão até sair a duplicação de BH/Valadares.

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