Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Políticos que representam o município que participaram de mobilização em Caeté deixaram claro o desejo de "trazer" o próximo ato para o trevo da cidade
Se depender dos vereadores de Itabira a próxima mobilização a favor da duplicação da BR-381, do trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Aço, pode acontecer na altura do trevo da cidade, às margens da “Rodovia da Morte, como é conhecida popularmente uma das mais importantes rodovias federais do país.
Agendada para o próximo dia 13 (junho), a quarta mobilização do ano deve ganhar adesão em massa de políticos e entidades de Itabira. Nesta quarta-feira (13), todos os vereadores da Câmara Municipal de Itabira se juntaram aos manifestantes e paralisaram o trânsito na rodovia durante uma hora. Além dos representantes do Legislativo municipal participaram da mobilização o Deputado Estadual Ronaldo Lage Magalhães (PSDB) e o presidente da Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira - José Antônio Lopes.
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Para os representantes de Itabira que estiveram no trevo de Caeté é extremamente importante a adesão de outras entidades, associações comunitárias, entidades comerciais, políticos e até mesmo das escolas, vários professores das faculdades itabiranas são de Belo Horizonte e utilizam a estrada para as aulas em Itabira, ao movimento - “Duplicação da BR-381 Já” -, idealizada pelos moradores de Caeté e que também já chegou aos principais municípios do Vale do Aço, como Ipatinga e Governador Valadares, que também fecharam a rodovia em trechos que cortam seus territórios.
Além da adesão ao movimento os vereadores itabiranos pretendem realizar em breve uma audiência pública para discutir o assunto no município.
O objetivo do protesto que parou a estrada em três trechos (Caeté, Ipatinga e Governador Valadares), é chamar a atenção das autoridades para as precárias condições da BR-381 e cobrar a duplicação da estrada e medidas emergenciais nos trechos de maior perigo, como o de João Monlevade a Belo Horizonte.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informa que já abriu licitação para contratar o projeto executivo de duplicação da rodovia, que está incluída no pacote do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é de que a obra, que já deveria ter começado e está orçada em cerca de R$ 2 bilhões, seja concluída em 2013.
O Dnit, encomendou projeto básico, que consta a construção de alguns túneis. Dois estão confirmados na variante Santa Bárbara, em que terá 54 quilômetros e ligará São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era, passando por João Monlevade, na Região Central, mudando o traçado original da BR.
O problema é que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pretende entregar o trecho entre a capital e Governador Valadares à iniciativa privada.
Redação Via Comercial
Fonte: http://www.viacomercial.com.br/ler_conteudo.asp?idConteudo=11893

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