quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caminhões estão proibidos de circular na BR-381 à noite - Hoje em Dia

Durante o dia, os veículos de carga pesada poderão trafegar com velocidade máxima de 80 quilômetros por hora no trecho entre BH e Valadares

Da Redação - 16/02/2011 - 14:35

Eugênio Moraes1251272683Trecho de 322 km é o que registra o maior número de acidentes com mortes

A Justiça Federal em Ipatinga concedeu liminar proibindo o trânsito de caminhões de cargas na BR-381, entre as cidades de Belo Horizonte e Governador Valadares, durante o período noturno. Nos outros horários, os veículos cujo peso bruto total seja superior a 57 toneladas ou cujo comprimento seja superior a 19,80 metros poderão trafegar com a velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.

Com essa decisão, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) fica impedido de conceder Autorização Especial de Trânsito para o deslocamento dos caminhões contrariando o que estabelece a legislação, como vinha ocorrendo até então.

A decisão judicial atende pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública ajuizada em dezembro de 2010. Na ação, o MPF chamou a atenção para o grande número de caminhões de carga que circulam no trecho diariamente, inclusive no horário noturno, o que seria incompatível com as condições de segurança da rodovia. “Inegavelmente, as estatísticas têm demonstrado que, a cada ano, o número de veículos nas rodovias aumenta, assim como o índice de acidentes, causados muitas vezes por caminhões de grande porte que não conseguem frear em razão do seu peso elevado”, afirmou o procurador da República Edmar Machado que, ao conceder a liminar, também levou em conta os perigos da via, que é conhecida como "rodovia da morte".

O juiz impôs multa de R$ 100 mil para cada Autorização Especial de Trânsito que for concedida contrária à resolução, bem como multa diária de R$ 20 mil aos órgãos gestores, no caso de descumprimento da liminar.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...