sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Edital para duplicação sai no mês de abril - JVA Online

DivulgaçãoO MINISTRO ALFREDO NASCIMENTO anunciou as obras ao lado do prefeito Sérgio Mendes e autorizou também a contratação imediata de projeto para acesso a Timóteo

TIMÓTEO - O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou nesta quarta-feira (16) que será publicado em abril o edital para contratação das obras que darão início ao processo de duplicação da BR-381, a partir dos lotes 7 e 8 (entre dez), na junção ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Sentado ao lado do ministro, o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes (PSB), comemorou a previsão de que as tão sonhadas obras comecem já no segundo semestre. O custo desta primeira etapa, ligando a capital mineira a São Gonçalo do Rio Abaixo, num trecho de aproximadamente 100 km, foi estimado em R$ 2 bilhões.

“Como mineira, a presidente Dilma Roussef demonstra com esta atitude que cumprirá os compromissos firmados em campanha. Mais do que destravar o desenvolvimento de uma grande parcela do Estado, duplicando a BR-381, o Governo está evitando a perda de mais vidas em acidentes”, elogiou o prefeito Sérgio Mendes. Também estiveram presentes o senador Clésio Andrade (PR-MG) e os deputados federais Diego Andrade (PR-MG), Jaime Martins (PR-MG) e Reginaldo Lopes (PT-MG), além de outros onze prefeitos mineiros.

MÁXIMA PRIORIDADE

Nascimento garantiu aos prefeitos e parlamentares que a rodovia é prioridade. “Nada é mais importante em Minas Gerais do que a BR-381”, declarou. O ministro explicou que a rodovia está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mantida na segunda fase do programa, o PAC 2, como forma de assegurar que não faltarão recursos federais para a conclusão das obras. “Nada que está no PAC foi contingenciado”, frisou Nascimento.

ACESSO A TIMÓTEO

Outra necessidade defendida por Mendes foi a inclusão de uma alça de acesso a Timóteo pelo novo traçado da BR-381. O prefeito ressaltou os riscos que os motoristas da região têm corrido por utilizarem atualmente um acesso clandestino, inclusive com registro de vítimas fatais. De imediato, Alfredo Nascimento autorizou que seja feito o projeto e a construção do acesso à cidade, uma vez que a obra não impacta tanto no orçamento da União. “Questões menores, como esta no trecho de Timóteo, vamos resolver todas. Não podemos esperar mais”, garantiu o ministro.

A construção do acesso é uma reivindicação dos motoristas de Timóteo e também dos moradores do Bairro Nova Esperança. Atualmente, o acesso é feito através de uma saída clandestina e, nos horários de pico, há sérios riscos de acidentes. “A Prefeitura de Timóteo está disposta a colaborar com a realização do projeto de construção do acesso. A obra vai garantir segurança e conforto para motoristas que trafegam pelo acesso e também às famílias que moram nas imediações do contorno da BR-381”, destacou o prefeito.

DNIT confirma 24 novos radares na estrada

DA REDAÇÃO – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou nesta quinta-feira (17) que vai instalar mais 24 radares para controle de velocidade na BR-381, num trecho de 100 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade, considerado pelo órgão como o trecho mais perigoso da rodovia. A instalação dos equipamentos vai começar na semana que vem. A conclusão dos trabalhos está prevista para março.

Ao todo serão implantadas cinco lombadas eletrônicas e 19 pardais na BR-381(ver box). A instalação dos radares é fruto da licitação que contratou a implantação de 2.696 equipamentos nas rodovias federais do país, sendo 410 em Minas Gerais.

Anel Rodoviário de BH

Também nesta quinta-feira, o DNIT anunciou que o Anel Rodoviário de Belo Horizonte terá mais 10 controlares de velocidade. Segundo o órgão, ao todo, o Anel terá 15 lombadas eletrônicas e três pardais.A licitação para contratar a empresa que vai revisar e corrigir as falhas do projeto de reforma do Anel Rodoviário de BH foi aberta na terça-feira (15). As obras para acabar com os problemas de estrutura da rodovia começam em setembro, de acordo com o DNIT.

De acordo com o edital, a empresa que vencer a licitação vai ter um prazo de 330 dias para concluir o projeto. Ainda segundo o DNIT, a previsão para que as obras comecem em setembro está mantida, já que elas vão ser realizadas em etapas. Algumas intervenções já previstas não vão sofrer alterações. As propostas para a licitação devem ser entregues no dia 5 de abril.

Fonte: JVA Online

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