sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Caminhões proibidos de trafegar na 381 à noite - Jornal A Notícia

Arquivo JANBR 381Caminhões pesados são poderão circular durante o dia no trecho BH – Governador Valadares

A duplicação da BR-381 foi o principal assunto da reunião da Câmara de Monlevade dessa quarta-feira (16). O tucano Sinval Dias foi o primeiro a falar sobre o assunto. O vereador disse que, essa semana, jornais locais noticiaram que a construção da rotatória no trevo do bairro Sion iria começar em abril próximo. Contudo, Sinval contou que esteve na última terça-feira, 15, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Belo Horizonte, acompanhado do colega Zezinho Despachante (PP). Na ocasião, eles foram informados pelo engenheiro do órgão, Alexandre Oliveira, que o único projeto para a 381 é a instalação de seis radares no trecho entre Belo Horizonte e Monlevade. “Para a duplicação em si, é preciso adequar o projeto. Com isso, como pode haver data definida para começar as obras da rotatória?”, indagou Sinval. Zezinho falou que a informação passada pelo engenheiro do Dnit é que os projetos para a duplicação da 381, no trecho entre a capital e Governador Valadares, estão em fase de elaboração e que ainda não há previsão para que eles sejam concluídos. Sobre a rotatória no trevo do Sion, a obra está incluída no projeto de duplicação da rodovia que está sendo readequado. “A obra será paliativa e a rotatória suspensa. Com isso, não acredito que a duplicação saia do trevo de Barão de Cocais. Todo mundo fica na expectativa pela solução do problema e, enquanto isso, várias vidas se perdem na rodovia toda semana”, destacou. O vereador sugeriu que os prefeitos das cidades que são cortadas pela rodovia se unam a Monlevade e promovam uma paralisação geral num único dia. “Mercadorias vão parar de circular e o prejuízo será sentido. Essa ação vai gerar repercussão nacional e teremos a solução para o caso”, disse Zezinho. Já o líder do Governo na Casa, Vanderlei Miranda (PR), contou que, no ano passado, o Dnit informou que a rotatória seria incluída nas obras de recuperação da 381 e que o prazo para que isso acontecesse era até outubro de 2010. “Nada foi feito até então e, agora, já estipularam prazo para a construção da rotatória. Espero, realmente, que isso aconteça”, apontou. A ex-presidente da Câmara, Dorinha Machado (PMDB), disse que quando assumiu o Legislativo, em 2009, esteve no Dnit e teve as mesmas informações que foram passadas aos colegas essa semana. Ela reclamou que, em dois anos, nada foi feito. Dorinha acredita que é importante que todos os vereadores estejam engajados na luta pela 381. “A maioria dos acidentes que acontece na rodovia, principalmente no trecho de Monlevade, é provocada por colisão frontal. Se a estrada estivesse duplicada, os problemas poderiam ser bem menores”, ressaltou. Dorinha ainda sugeriu reunir os deputados federais para percorrerem o trecho entre Belo Horizonte e Valadares e conhecerem de perto as reais necessidades da rodovia. Essa semana, ela recebeu a proposta de um vereador de Caeté para que cada cidade cortada pela 381 frete um ônibus até Brasília para cobrar a duplicação da rodovia. O petista Belmar Diniz foi mais radical. Ele disse que não acredita que a duplicação saia agora e que isso é algo para longo prazo. “Temos que parar a rodovia por tempo indeterminado. O negócio é montar barraca, deitar na pista e colocar fogo em pneu. É preciso chamar a atenção. Quando sentirem o prejuízo, vão tomar uma atitude”, apontou. Para Belmar, ir a Brasília cobrar a duplicação é perda de tempo. Guilherme Nasser (PSDB) afirmou ser contra a liminar expedida essa semana pela Justiça proibindo o tráfego de caminhões bitrem na BR-381 no período noturno. O tucano não acha essa a solução mais viável, já que a maioria dos acidentes, principalmente entre Monlevade e a capital, acontece no período diurno.

Fonte: Jornal A Notícia

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