sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Radares na BR 381 entram em funcionamento só depois do feriadão - Jornal Bom Dia

Geral -

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu início nesta semana à instalação de radares na BR 381, no trecho de 108 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade.

De acordo com matéria publicada no Portal Uai nesta quinta-feira, 24, o engenheiro supervisor do órgão, Alexandre Oliveira, informou que os equipamentos de controle de velocidade (21 novos e três já instalados) vão entrar em funcionamento na rodovia. Porém, a medida não terá impacto na diminuição das tragédias nas estradas durante o carnaval, já que, de acordo com o cronograma do departamento, a maior parte dos aparelhos só deve funcionar na rodovia depois do feriadão. Para o carnaval, a previsão é de que apenas o radar do km 30, na altura do município de Sabará, esteja funcionando.

De acordo com cronograma montado pelo Dnit, a implantação dos radares no trecho de BH até João Monlevade deve ser concluída em 11 de abril. O pacote de radares do Dnit ainda prevê a instalação de 410 equipamentos de controle de velocidade nas estradas que cortam o estado.

Veículos longos proibidos de circular no Carnaval

O trânsito de veículos longos nas estradas federais está proibido em dias de feriado. A determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi publicada nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União, e passa a valer no mês que vem.

Segundo a portaria, são considerados veículos longos caminhões articulados com dois ou mais reboques, caminhões-cegonha e veículos de cargas com dimensões diferenciadas, como tratores ou guindastes. A proibição é válida para os trechos de pista única, como a BR 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

A polícia rodoviária quer garantir maior fluidez no trânsito e mais segurança nas rodovias. Os caminhoneiros que não cumprirem a regra perdem cinco pontos e recebem multa de R$127.

Fonte: Jornal Bom Dia

Um comentário:

  1. Somente responsabilizando criminalmente o poder público, a começar pelos responsáveis pelo DNIT, passando pelo autoridades públicas com poder de decisão sobre políticas, orçamento, contratações, auditorias, contas públicas, é que se conseguirá alguma coisa. Enquanto estivermos passivos o poder público fará apenas o dia a dia. Não mudará nada. Mudar é preciso porque o fluxo de carros aumenta, a velocidade aumenta, os carros e caminhões são cada vez mais potentes. O poder público é responsável porque esta foi a opção de crescimento industrial escolhida pelo governo, crescimento baseado no desenvolvimento da indústria automobilística.

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