terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pista danificada aumenta risco de acidentes na BR-381 - Portal Uai

Ernesto Braga
Publicação: 08/02/2011 07:28 Atualização: 08/02/2011 11:37

20110208073352217444oOndulações no asfalto provocadas por excesso de peso representam perigo para motoristas e motociclistas

Com todos os holofotes voltados para o Anel Rodoviário de Belo Horizonte após o acidente de 28 de janeiro, que deixou cinco mortos e 14 feridos, os usuários de outras rodovias que cortam áreas urbanas da capital e região metropolitana, também administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), continuam convivendo diariamente com o risco provocado por problemas estruturais dos corredores de trânsito. Um dos pontos mais críticos é o início da BR-381 (Rodovia Fernão Dias), na trincheira da Praça Antônio Mourão Guimarães (conhecida como Praça da Cemig), no Bairro Cidade Industrial, em Contagem. O asfalto da faixa da direita, no sentido BH/São Paulo, por onde devem trafegar os veículos de carga, está completamente deformado por ondulações, causadas exatamente pelo peso das carretas.

Fugindo do trecho com asfalto irregular de aproximadamente 200 metros de extensão, muitos caminhoneiros têm que fazer manobras arriscadas para pegar a faixa da esquerda, que deveria ser usada preferencialmente pelos carros de passeio. “Só passo pela esquerda. A carreta balança demais naquele asfalto ondulado e o risco de parte da carga cair sobre um carro pequeno é enorme, o que pode provocar uma tragédia”, afirmou o carreteiro Alceu Luiz dos Santos, de 73 anos, há 50 na estrada. “Com as irregularidades no asfalto, a direção do caminhão pode puxar para a esquerda e há a possibilidade de bater no carro que trafega ao lado”, disse o caminhoneiro goiano Ruiter de Paula Siqueira, de 58.

Líder comunitário no Bairro Cidade Industrial, o operador de empilhadeira Lucas Diniz, de 40, afirma que vários acidentes já foram registrados no local, causando a morte de motoristas e passageiros. “Há casos de carretas batendo em veículos de passeio e de motoristas de carros pequenos que tentam desviar do asfalto ondulado, perdem o controle da direção e se chocam com outros”, disse. Segundo ele, muitos funcionários de indústrias instaladas na região já perderam a vida no trecho. “Esse problema é crônico e já foi passado muitas vezes para o Dnit. Estamos programando, junto com as empresas de transporte, uma manifestação neste ponto da Fernão Dias, esta semana”, afirmou.

A Prefeitura de Contagem informou que enviou ao Dnit, no ano passado, minuta de convênio para repasse de recursos, a fim de que a Empresa de Trânsito de Contagem (Transcon) assuma a manutenção do trecho. O valor pleiteado não foi informado. Segundo o Dnit, o convênio ainda está em fase de elaboração. O departamento informou ainda que já concluiu o edital para restauração da BR-381, do viaduto do Anel Rodoviário até a Praça da Cemig, e que a licitação deve ocorrer este mês. O órgão, que também não divulgou o valor do investimento, explicou que, embora a reforma vá acontecer em parte da Avenida Amazonas, os recursos serão da União, uma vez que a via interliga as duas pontas da BR-381 (nas ligações com o Espírito Santo e com São Paulo).

Fonte: Portal Uai

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