terça-feira, 17 de agosto de 2010

2010.08.17 - Acidente e explosão matam casal na 381 – Estado de Minas

Landercy Hemerson e Thobias Almeida

Moisés Silva/EM/D.A Press20100816233906518 Ação dos bombeiros não foi capaz de evitar tragédia na Fernão Dias

Pelo menos duas pessoas morreram ontem à noite na batida entre um carro e uma carreta que se incendiaram na BR-381, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Militares do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros confirmaram a morte de um casal, porém, testemunhas garantem que havia uma criança no veículo de passeio, cujo choro foi ouvido momentos antes da explosão. Motoristas que passavam pela estrada tentaram conter as chamas com extintores de incêndio.

Funcionários da Concessionária Autopista Fernão Dias, do Grupo OHL, que administra a rodovia, também passaram pelo local em um caminhão-pipa, mas ele estava vazio e não pôde contribuir para debelar as chamas.

O acidente aconteceu por volta de 20h, no km 497 da BR-381, próximo ao acesso ao Bairro Bandeirinhas, em Betim. A carreta Volvo bitrem placa GXA 8217, de São Joaquim de Bicas, carregada com pedras, trafegava no sentido BH/São Paulo, pela faixa da direita. De acordo com testemunhas, uma picape Saveiro ultrapassava o veículo de carga, seguido pelo carro em que viajava o casal. Numa rápida manobra, o motorista da caminhonete deu uma guinada à direita, na frente da carreta, para entrar num posto de combustíveis. O caminhoneiro desviou para esquerda e acabou prensando o veículo de passeio, que foi arrastado contra a mureta.

O carro ficou debaixo das rodas da carreta e os ocupantes, presos às ferragens. Em estado de choque, o condutor da Volvo escapou ileso da batida. Francisco de Paula, de 32 anos, que passava pelo local, parou e tentou salvar o casal, usando o extintor do carro. "Se o caminhão da concessionária tivesse água, talvez pudéssemos ter resgatado o motorista. Ele gritava e pedia socorro."

Mário Rocha, de 44, foi outra testemunha que lamentou ter assistido a todo o drama sem poder ajudar as vítimas. "Ele implorava para tirá-lo de lá, vendo que as chamas começavam atingir a carreta. Pegamos os extintores de vários carros que pararam para ajudar. Tentamos arrancá-lo das ferragens, mas ele estava prensado", contou Rocha, que confirmou que o caminhão-pipa da concessionária chegou ao local sem água.

O subtenente Wanderley Lopes, que coordenou os trabalhos dos militares do Corpo de Bombeiros, confirmou que havia dois corpos no carro, cujo modelo não foi possível identificar, diante da destruição causada pelo acidente. Até o fim da noite, Lopes aguardava a retirada da carreta de cima do veículo de passeio, para checar se havia mesmo uma criança no banco de trás. “Temos informações de testemunhas, que disseram ter ouvido o choro da criança, mas não conseguimos visualizar outro corpo entre os destroços. Só mesmo com a retirada da carreta, depois dos trabalhos da perícia, vamos ter certeza das informações”, explicou o subtenente.

Devido ao acidente, o trânsito na BR-381 no sentido BH/São Paulo ficou totalmente fechado por mais de cinco horas. Na mão oposta, o tráfego foi desviado para apenas uma faixa, depois que os bombeiros conseguiram conter as chamas. A concessionária Autopista Fernão Dias informou que às 19h49 chegou à sua base operacional o alerta sobre o acidente seguido do incêndio. A empresa confirmou que o caminhão-pipa que chegou ao local. Retornava do atendimento a duas outras ocorrências de incêndio. Acrescentou que, mesmo sem água no reservatório, o funcionário da concessionária resolveu parar para tentar ajudar as vítimas com extintores de incêndio. Os outros acidentes foram nos kms 512 e 496, segundo a empresa. A base operacional conta apenas com um caminhão-pipa.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...