sexta-feira, 20 de agosto de 2010

2010.08.20 - Duplicação da BR-381 – JVA Online

Anastasia volta a cobrar empenho do Governo Federal

AKRFA3a9Uno_X_Palio_Weekend_-_Grave_acidente_na_BR-381_que_deixou_nove_feridos_-_Foto_Zeca_Carvalho_42 A MAIORIA DOS acidentes na região é provocada por colisões frontais e eles poderiam ser evitados se a rodovia tivesse pistas duplicadas

DA REDAÇÃO - O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, voltou a cobrar mais responsabilidade do Governo Federal em relação à duplicação da BR-381. Considerada a “rodovia da morte”, a BR-381 registra em média 8 mil acidentes todos os anos, matando cerca de 500 pessoas. Em João Monlevade, nesta quinta-feira (19), Antonio Anastasia afirmou que faltou vontade política, sensibilidade e boa gestão do Governo Federal, que deixou a rodovia se transformar em um caso de calamidade pública. A BR-381 é de responsabilidade da União e o Governo do Estado é impedido, por lei, de fazer qualquer intervenção nas rodovias federais.

“A BR-381 é um caso de calamidade pública. É a maior prioridade que devemos ter em Minas hoje. Não há obra federal que seja mais importante, porque se trata de salvar vidas. Cada dia nós temos aí uma tragédia. Mas falta um pouco também de boa gestão, para que eles consigam, de fato, fazer o projeto, identificar qual é a melhor alternativa e fazer as obras”, afirmou o governador.

A duplicação da estrada, construída na década de 50, é uma das mais antigas reivindicações da população mineira em razão dos freqüentes acidentes registrados no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Um dos trechos mais perigosos da rodovia está entre a capital e João Monlevade.

O governador lembrou as seguidas cobranças feitas pelo Governo do Estado e pela bancada federal de Minas, junto ao Governo Federal, para que fosse encontrada uma solução conjunta para resolver o problema da rodovia e evitar acidentes. “Há um esforço muito grande que já foi feito para ver se o Governo Federal se sensibilize. Falta vontade política. O Governo Federal tem os recursos e é o responsável pela estrada, mas até hoje nem o projeto foi apresentado”, enfatizou o governador.

Minas Gerais detém hoje a maior malha rodoviária do país, com 34 mil quilômetros de estradas, sendo que 26% delas são de responsabilidade da União. A maioria dos acidentes na região é provocada por colisões frontais e poderiam ser evitados se a rodovia tivesse pistas duplicadas. A situação tende a se agravar porque empresas instaladas no local já anunciaram planos de expansão. A BR-381 exerce influência em 56 cidades mineiras onde vivem mais de 6 milhões de pessoas.

Projetada para comportar fluxo médio de 500 veículos por dia, a BR-381, no Vale do Aço, registra atualmente movimentação de 63 mil carros/dia. Único trecho da rodovia duplicado, entre Belo Horizonte e São Paulo, concluído em 2005, demorou sete anos para ser construído.

Fonte: JVA Online

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