terça-feira, 17 de agosto de 2010

2010.08.17 - Denúncia de falta de pagamento compromete duplicação da 381 – Jornal Bom Dia

Geral -

A elaboração dos projetos executivos para a duplicação do trecho norte da BR 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, pode ser suspensa por falta de pagamento por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas. Com isso, a previsão é de que as obras de duplicação da Rodovia da Morte anunciadas para o ano que vem podem ser adiadas.

A denúncia foi feita por empresas contratadas pelo Dnit para realizar os projetos executivos de engenharia. Empreiteiras que fazem este trabalho alegam que o governo federal teria empenhado apenas metade da verba necessária para custear os projetos. A preocupação é de que sem o montante restante, os estudos podem ser paralisados.

No entanto, através da Assessoria de Comunicação, o Dnit garante que não há atrasos de pagamento e ressalta que o governo federal já reservou recursos estimados em R$2,5 bilhões para execução da obra.

Essa denúncia foi encaminhada por e-mail ao Movimento SOS Estradas Federais de Minas Gerais. Segundo o denunciante, que pede sigilo por ser um dos contratados, o Dnit teria quitado apenas um quarto do valor total do contrato, mas, ao ser solicitado reforço de recursos, as empresas teriam sido informadas de que "só foram empenhados 50% dos valores iniciais de cada contrato. Por causa do reajustamento, as empresas não têm como faturar metade do trabalho realizado", revela o e-mail.

A preocupação das empresas de engenharia é de que o governo federal nem sequer teria repassado valor suficiente para quitar os custos da metade inicial do projeto. Considerando-se a correção monetária, estariam faltando cerca de 5% do total de cada lote.

Conforme publicou o jornal Estado de Minas, na edição de domingo 15, o denunciante teria procurado o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Brasília, para alertá-lo sobre o problema.

O projeto de engenharia é dividido em duas etapas: estudos e projeto. Na primeira, as empresas fazem análise topográfica, ambiental, sondagens e estudo de tráfego e, em seguida, parte-se para projetos de pavimentação, drenagem e pontes e viadutos, entre outros.

A elaboração de oito dos 10 lotes custará R$ 23,6 milhões. A previsão do Dnit é que os projetos sejam concluídos entre outubro e novembro e que seja publicado edital para duplicação no primeiro semestre do ano que vem. A expectativa inicial é de que toda a obra estivesse concluída em quatro anos.

Fonte: Jornal Bom Dia

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