quarta-feira, 16 de setembro de 2009

2009.09.15 - BR pode estar duplicada em cinco anos - Jornal Bom Dia

Belo Horizonte - Declarações do Superintende do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) de Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, descartam a possibilidade de privatização da BR 381 antes da duplicação da rodovia. O anúncio foi feito na manhã de ontem, segunda-feira, 14, durante encontro que reuniu políticos e manifestantes de vários municípios que reivindicam a duplicação da rodovia. O encontro ocorreu na sede da Superintendência Regional do Dnit em Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O movimento reuniu autoridades políticas de vários municípios. Monlevade foi representada pela presidente da Câmara Municipal, Dorinha Machado (PMDB), pelos vereadores Doró da Saúde (PMN), Telles do P.A. (PP), Guilherme Nasser (PSDB) e Sinval Jacinto (PSDB) e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de João Monlevade, Teotino Damasceno. O encontro ocorreu logo após uma manifestação pacífica, no estacionamento da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A manifestação contou com a participação do presidente do Movimento SOS Rodovias Federais de Minas Gerais, José Aparecido Ribeiro, cidadãos e políticos de Nova União, Caeté, Itabira e João Monlevade, além dos deputados estaduais, Wander Borges (PSB) e Gustavo Valadares (DEM).

Avaliação pessoal de Donizete aponta que a disputa entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Dnit possa ter chegado ao fim. Isto porque, no primeiro semestre deste ano, a ANTT cogitava a possibilidade de implantação de praças de pedágios ao longo da BR 381. O objetivo era, com a privatização, arrecadar recursos para dar início às obras referentes à duplicação.

Donizete declarou ontem que, na opinião dele, o projeto de privatização não deve sair do papel. Ele argumentou que a proposta de duplicação do trecho norte da BR 381, que compreende percurso entre Belo Horizonte a Governador Valadares já está em fase adiantada, já que o Dnit se reúne hoje, terça-feira, 15, com as empresas vencedoras da licitação referente à elaboração do Projeto de Execução de duplicação da rodovia.
Donizete também avaliou que a possível privatização da BR 381 traria ônus elevado ao Governo Federal. "O Dnit já investiu R$ 10 milhões nesse projeto", argumentou. Além disso, Donizete ressaltou que o processo de privatização deveria ter começado em abril e se encerrado no início do segundo semestre. Na avaliação de Donizete, a duplicação deverá ser concluída em cinco anos. Se a previsão se confirmar, a BR 381 poderá estar duplicada na Copa de 2014.

Ainda segundo o Superintendente, até o final deste ano pelo menos 15 radares e dezenas de redutores de velocidade nos trechos mais perigosos devem estar instalados. No próximo dia 8 de outubro serão abertos os envelopes da licitação para a instalação desses equipamentos. Ele informou também que a partir da próxima semana a Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização de velocidade.

Luz no fim do túnel
Segundo Donizete, o Dnit dividiu o projeto de duplicação do trecho norte da BR 381, em dez pontos. No entanto, apenas oito trechos foram licitados. Para evitar atrasos, o Dnit vai realizar, através de cartas-convite, a contratação direta das empresas que ficarão responsáveis pelo Projeto Executivo dos trechos restantes, entre eles estaria a Variante Santa Bárbara, entre São Gonçalo e Nova Era.

As declarações do superintendente do Dnit soaram como injeção de ânimo à presidente da Câmara de Monlevade, vereadora Dorinha Machado (PMDB) que lidera o Movimento Permanente em prol da Duplicação da BR 381. "Já é uma luz no fim do túnel", avaliou.
Segundo Dorinha, o posicionamento do Dnit sinaliza mais um passo rumo à duplicação da temida "Rodovia da Morte". Ela também considera a duplicação a única solução para redução do grande número de mortes e acidentes que ocorrem diariamente na BR 381, principalmente no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade.

Quem também avaliou positivamente as declarações de Donizete foi o presidente do Movimento SOS Estradas de Minas, José Aparecido. Ele disse que o encontro com o superintende do Dnit teve duração de mais de uma hora. Durante a reunião foi proposto um convite para que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, venha a Minas Gerais. "O Movimento solicita que ele venha a Minas e faça o percurso entre o Olhos D´água até Monlevade, na direção de um veículo de passeio, para que o mesmo possa sentir na pele o que é dirigir um carro nesta Rodovia e no Anel Rodoviário de BH", segundo manifesto produzido pelo movimento SOS Estradas de Minas e entregue ao Superintendente do Dnit.

No documento entregue, entre outras medidas, consta a fiscalização nos trechos mais perigosos da rodovia, nova sinalização, instalação de radares, campanhas educativas, instalação e controle rígido de balanças e até a publicação na internet, atualizada diariamente, do número de acidentes e mortos vítimas da rodovia, incluindo aqueles que morrem a caminho do hospital.

Paralisação
Durante duas horas, familiares de vítimas da Rodovia da Morte fecharam a BR 381 nesse domingo, 13. Esta foi a sétima paralisação consecutiva desde que uma van com estudantes se envolveu em grave acidente em Caeté e seis pessoas morreram. O protesto ocorreu às 14h no trevo de Caeté. As pistas foram interditadas apenas parcialmente.

Fonte: http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=25970

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