quarta-feira, 23 de setembro de 2009

2009.09.23 - Dnit irá religar 22 radares em Minas em até uma semana - O Tempo

fotoavulsa_22092009213720 Outros 196 aparelhos serão instalados nas rodovias estaduais

Carolina coutinho / Fernando Zuba / Flaviane paixão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decretou ontem, por meio de uma resolução interna, a religação emergencial de 22 radares em rodovias federais que passam por Minas - nove no Anel Rodoviário, sete na BR-381, três na BR-040 e três na BR-356. A decisão partiu da sede do órgão em Brasília, após a realização de uma reunião extraordinária envolvendo a diretoria colegiada do Dnit.

A resolução deve ser publicada hoje ou amanhã no "Diário Oficial da União". Após a publicação, os radares deverão ser religados em um prazo máximo de sete dias. Segundo o Dnit, o próximo passo será definir alguns detalhes técnicos entre o órgão e a empresa que operava anteriormente os aparelhos. Realizado de forma emergencial, o contrato dispensa licitação.

Em julho, o departamento de infraestrutura informou que religaria, em 15 dias, 28 radares nas BRs. Na época, seriam 13 na 381, dez no Anel, dois na 040 e três na 356. Porém, os testes dos equipamentos não foram feitos, e o contrato não foi assinado.

Desde setembro de 2007, os radares da malha viária federal estão desligados. Três tentativas de licitação para religar os aparelhos foram feitas, mas todas contestadas na Justiça. O quarto certame nacional terá sua primeira etapa no próximo dia 10. Para Minas, serão 389 equipamentos redutores de velocidade.

Estaduais. Ainda ontem, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, assinou uma ordem de serviço que determina, até o fim do ano que vem, a implantação de 196 radares fixos nas rodovias estaduais. Desses, 74 serão instalados ainda este ano, em locais de maior índice de acidentes, como a Grande BH e as regiões Central, Sul, Triângulo e Alto Paranaíba. As empresas vencedoras da licitação, que se prolongou durante três anos, terão um prazo de 30 dias para realizar o serviço.

A instalação dos aparelhos tem um investimento total de R$ 98,5 milhões, que inclui a instalação e a manutenção dos equipamentos durante os próximos quatro anos. Para essa primeira etapa, R$ 7 milhões serão investidos.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Jorge Noman Filho, foram detectados 424 pontos críticos nas estradas estaduais de Minas. Os locais de instalação dos radares foram escolhidos segundo a periculosidade da via, tendo como base o volume de acidentes de trânsito registrados nos últimos anos.

"Esperamos que em um curto espaço de tempo os radares já estejam funcionando. Mas a simples existência física do radar no local inibe o excesso de velocidade, e esse já é um grande ganho. Para o trecho que tem mais problema de excesso de velocidade, a solução é o radar. Em outros, por exemplo, cujo o principal problema é a falta de sinalização, vamos reforçá-la", afirmou o secretário.

A situação atual das rodovias estaduais de Minas é caótica. Os 16 mil km de malha viária são fiscalizados por apenas 18 radares móveis.

Balanças

Pesagem. Até o fim do ano, serão implantadas 70 balanças nas MGs para pesagem de veículos de carga. Os contratos com as empresas responsáveis já foram firmados e as praças de pesagem já estão quase construídas.

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1428&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=122107&IdTipoNoticia=1

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