segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BR-381 - Alívio com entrega da ponte

Humberto Siqueira

Publicação: 12/09/2011 04:00

res20110911224001721335uHomens finalizam acabamento na estrutura de 217 metros de comprimento, que custou R$ 29,5 milhões

A promessa feita pelo supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, de entregar na sexta-feira a nova ponte sobre o Rio das Velhas, no km 455 da BR-381, em Sabará, realmente deve ser cumprida. O Estado de Minas esteve ontem no local e constatou que a obra está em fase final de execução.

A notícia traz alívio principalmente para os motoristas de veículos com mais de 60 toneladas e cinco eixos. Eles poderão voltar a circular no trecho. Desde abril estavam sendo obrigados a pegar um desvio pela BR-040 em direção ao Nordeste ou pela BR-356, se o destino era o Espírito Santo. Os desvios aumentaram as viagens em mais de 100 quilômetros.

Para a conclusão do asfalto faltava apenas realizar o acabamento das três juntas dos vãos. Ontem, operários trabalhavam na finalização desses pontos. Depois dessa etapa, será preciso preciso limpar e pintar a faixa divisória da pista e colocar placas de sinalização e de limite de velocidade no trecho. Na passagem de pedestre, à direita da ponte, no sentido Belo Horizonte/João Monlevade, falta instalar algumas grades de proteção e assentar o piso.

Com essas medidas, o tráfego já poderá ser liberado. Com 65 funcionários ainda trabalhando na execução da obra, o prazo até sexta-feira deve ser cumprido. Depois da liberação da nova ponte, ainda restarão alguns serviços a serem feitos, mas que podem ser realizados com o tráfego de automóveis. São eles a retirada da ponte provisória instalada pelo Exército, limpeza total das margens do rio e serviços de jardinagem.

Será liberada uma pista de 3,5 metros no sentido João Monlevade/Belo Horizonte, que tem uma defesa de 60 centímetros até a mureta de proteção. No sentido oposto, além dos 3,5 metros de pista, há uma faixa de segurança de 6 metros.
Desde que a ponte antiga cedeu, foram feitas algumas tentativas de reorganizar o trânsito de veículos na região, como a abertura de rotas alternativas e a instalação da ponte provisória pelo Exército. A obra de construção da nova estrutura tinha previsão inicial de ser entregue entre outubro e novembro, mas o tempo seco (hoje BH completa 94 dias sem chuva) ajudou na velocidade dos trabalhos, que tiveram início em 19 de maio. A estrutura de 217 metros de comprimento custou R$ 29,5 milhões aos cofres públicos

Fonte: Estado de Minas

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