segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uma cena nova no trânsito

9/09/2011 14:35 - segunda-feira, 19 de setembro de 2011.

Desrespeito a faixa de pedestres vai ser penalizado com multa em Ipatinga

IPATINGA – Dentro da Semana Nacional de Trânsito que será aberta neste domingo (18) e se estende até o próximo dia 25, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) trabalha com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos podemos salvar milhões de vidas”, que foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
Em Ipatinga o destaque será para o respeito à travessia do pedestre na área urbana, ou seja, a campanha no município vai enfatizar a garantia da segurança dos usuários da faixa de pedestres, afirma o comandante do pelotão urbano de trânsito de Ipatinga, sargento Marcelo Fernando da Silva.

Nessa primeira fase da Campanha Nacional de Trânsito será realizada uma parceria da PM com o Movimento Trânsito Seguro formado por entidades organizadas, empresas e associações em geral do Vale do Aço.Nas rodovias que cortam a cidade (BRs 458 e 381) a Polícia Militar, juntamente com a Polícia Independente de Trânsito e Meio Ambiente trabalha a partir deste domingo (18) ações voltadas para a redução de velocidade. Várias atividades estão programadas para acontecer durante a semana, tais como: palestras nas escolas e empresas parcerias da PM; panfletagem com orientações sobre segurança viária; colagem de adesivos da campanha em carros e motos que passarem pelos pontos onde acontecerem as blitz educativas.

Além disso, nos dias 23 e 24 de setembro será montado um estande temático no interior do Shopping do Vale do Aço. Já na manhã de domingo (25), as atividades serão realizadas no Parque Ipanema, sendo encerradas com solenidade prevista para as 10 horas.

Acontecerá ainda um concurso de redação que será desenvolvido nas escolas públicas e privadas da região e, internamente, nas empresas durante o período da campanha.

Punição

O sargento Marcelo Fernando esclarece que “entre os dias 18 a 25 estaremos com a campanha educativa nas ruas de Ipatinga. O nosso foco é o respeito que o motorista e o motociclista devem ter com as pessoas que utilizam a faixa de pedestres. Mas a partir do dia 26 deste mês começaremos a fiscalizar de forma punitiva os principais pontos de conflitos viários. Os principais pontos a serem fiscalizados serão aqueles onde ocorre maior número de acidentes com envolvimento de pedestre. Aí, sim, vamos cobrar dos motoristas infratores a efetividade da campanha que já promovemos antes”, salienta.

A partir do dia 26, os policiais serão setorizados nos pontos onde existe maior número de registros de casos de motoristas e os motociclistas que desrespeitam as faixas de pedestres e quem for flagrado responderá pela infração cometida.
O policial adiantou que “existem alguns gargalos no trânsito ipatinguense que constarão nesta fiscalização”. Assim, deverão ter prioridade nos horários de pico os pontos de maior congestionamento como trevo do Jardim Panorama e ligação Cariru, BR-458, Centro, além da Avenida Pedro Linhares nas imediações do Shopping. Essa segunda fase punitiva da Campanha de Trânsito será contínua e sem data de encerramento.

Fonte: JVA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...