quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rodoanel terá projeto licitado

Grande BH.Ministério dos Transportes autoriza elaboração do projeto executivo da alça norte da rodovia

Via de 67,5 km irá retirar o trânsito de cargas da capital e municípios vizinhos

Publicado no Jornal OTEMPO em 15/09/2011

JOELMIR TAVARES
Telmo Fadul

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu autorização do Ministério dos Transportes para licitar a elaboração do projeto executivo do Rodoanel Norte de Belo Horizonte. A expectativa é que o edital seja publicado até outubro. A elaboração do projeto deve demorar um ano e meio. Ainda não há previsão de quando vão começar as obras. O Rodoanel deverá ocupar um trecho de 67,5 km, cortando oito municípios da região metropolitana.

A superintendência regional do Dnit em Minas Gerais informou que está fazendo a atualização dos valores da planilha, já que os números dos projetos preliminares ficaram defasados. Em janeiro, o órgão confirmou que o projeto executivo estava orçado em R$ 3,6 milhões e a obra teria custo estimado em R$ 1 bilhão. A nova planilha deve ser encaminhada para a sede do Dnit, em Brasília, até o fim do mês, para que seja publicado o edital.

O senador mineiro Clésio Andrade (PR), que anunciou a novidade ontem em Brasília, afirmou que a ordem do Ministério dos Transportes inclui também a autorização para o projeto executivo da alça Sul do Rodoanel. No entanto, o Dnit em Minas só confirmou a elaboração do plano para a construção da alça Norte.

Clésio mostrou o que seria o traçado das duas alças. A Norte deve ligar dois pontos da BR-381, entre Betim (próximo ao viaduto da Krupp) e Sabará (altura do trevo de Ravena), formando uma alça que passará por Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luiza. Já o vetor Sul, com 35 km, sairia do mesmo ponto da 381 em Betim e atravessaria Ibirité até a BR-040, na saída para o Rio de Janeiro.

"Depois de terminar o projeto, vamos em busca dos recursos", afirmou o senador, que é presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Ele espera que as obras comecem até 2013.

A nova ligação viária é esperança de melhoria no trânsito da região metropolitana, já que poderá servir de rota para boa parte das carretas que hoje trafegam pelo Anel Rodoviário. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, a rodovia vai favorecer o desenvolvimento econômico das cidades. "Era preciso que a obra já estivesse sendo feita, mas, de qualquer modo, é um anúncio bem-vindo", disse.

A Fiemg acompanha há anos as negociações para a construção do Rodoanel. Segundo Camargos, empresas do polo industrial de Betim, principalmente a Petrobras e a Fiat, batalham para que a alça Sul também saia do papel.

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Especialista cobra pista para carros

Para o chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilson Tadeu Nunes, a obra do Rodoanel só será realmente vantajosa caso inclua vias marginais para o tráfego de carros.

"Pelo que tomei conhecimento, os projetos preliminares não preveem essas pistas, o que seria um erro", afirma. Ele alerta para o risco de, no futuro, a rodovia virar um ‘novo Anel Rodoviário’, com os carros e caminhões trafegando na mesma via".

Só nos primeiros seis meses deste ano, 22 pessoas morreram e 541 ficaram feridas em 1.511 acidentes no Anel Rodoviário. (JT)

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Solução
Obra diminuiria risco de engavetamento no Anel

FOTO: Daniel Iglesias - 3.8.2009 foto2_14092011233531Anel Rodoviário recebe atualmente 25 mil veículos de carga por dia

A obra é apontada por especialistas em trânsito como a solução definitiva para os constantes engavetamentos provocados por caminhões desgovernados no declive do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, na altura do bairro Buritis, na região Oeste da cidade.

O Rodoanel retiraria boa parte dos 25 mil veículos de carga que trafegam diariamente pelo Anel – a via, nos anos 50, tinha características de tráfego rodoviário, mas hoje é de uso misto, com mais de 120 veículos de todos os tipos circulando diariamente.

Muitos caminhões passam desnecessariamente pela área urbana da capital rumo a municípios do interior ou a outros Estados.

O Rodoanel traria reflexos positivos também ao longo dos trechos urbanizados da BR–040, nos pontos próximos a Nova Lima, Contagem e Ribeirão das Neves, e da BR–381, em Betim, Sabará e Santa Luzia, todos na região metropolitana. (Da redação)

Fonte: O Tempo

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