domingo, 18 de setembro de 2011

BR-381 - Ponte sobre o rio das Velhas

Antiga estrutura cedeu na véspera da Semana Santa e foi condenada

Publicado no Jornal OTEMPO em 17/09/2011

RICARDO VASCONCELOS

    FOTO: ÂNGELO PETTINATIfoto_16092011233000Tráfego. Após liberação do trânsito na nova estrutura, ponte metálica provisória, ao lado, foi interditada de imediato

    Dois protestos seguidos de um longo congestionamento marcaram ontem a inauguração da ponte definitiva sobre o rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

    A estrutura ficou pronta depois de três meses de obras, sendo entregue com um mês de antecedência do prazo previsto. Apesar do adiantamento, moradores e motoristas reclamaram. "A iluminação não foi colocada e, na passagem dos pedestres, a grade de proteção ficou com espaços grandes. Como há um trânsito grande de crianças, pode haver acidentes, como a queda dos meninos na água", afirmou a dona de casa Denise Moreira Machado, 49.

    Pouco depois das 15h30, horário da liberação do trânsito nos dois sentidos, moradores fecharam as pistas por quase 15 minutos, causando um longo congestionamento. Carregando faixas, eles pediram a duplicação da rodovia e a construção de uma passarela.

    Em resposta, o engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, disse que a iluminação não estava prevista no projeto da ponte e que a passarela será construída somente quando houver a duplicação da pista. "Se a passarela for erguida agora, depois vai precisar ser demolida por causa das obras, que não têm data para começar", explicou.

    A estrutura entregue ontem custou R$ 29,5 milhões e tem 222 m de comprimento por 16,35 m de largura, sendo cada faixa com 3,6 m, além de 6 metros de margem de segurança. "No futuro este espaço será usado como acostamento, com a duplicação da rodovia. Aliás, o projeto da ponte foi todo pensado nisso", afirmou Alexandre.

    Com a liberação da ponte, motoristas de caminhões com peso acima de 60 t voltaram a passar pela região, deixando de usar os desvios, que aumentavam a viagem em 100 km. "Foi muito bom voltar ao que era antes. Durante a interdição, tive prejuízo com combustível e tempo de viagem", disse aliviado o caminhoneiro Antônio Sérgio Araújo, 48, enquanto aguardava a inauguração da pista, na boleia da carreta bitrem.

    Flash
    Para evitar que a ponte sofra do processo de erosão que provocou o afundamento da estrutura antiga, o Dnit irá fazer manutenções preventivas.

    Fila de carros em feriados irão continuar

    Mesmo com a nova ponte, os congestionamentos devem continuar nos períodos de maior movimento, como nas vésperas de feriado e fins de semana. Isso porque, embora mais largo, o viaduto irá operar com pistas simples até a duplicação da BR–381.

    Com a obra, outro viaduto será levantado ao lado, colocando fim, definitivamente, ao afunilamento das pistas.

    Ontem, no entanto, muitos motoristas infringiam as leis de trânsito e trafegavam pelo acostamento, no sentido Vitória. (RV)

    Fonte: O Tempo

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