sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ponte sobre o Rio das Velhas é finalmente liberada

Nova estrutura tem 214 metros de extensão e 16,30 de largura e poderá ser utilizada por veículos pesados acima de 60 toneladas

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia - 16/09/2011 - 14:48

Frederico Haikal4241358536Construção da ponte começou em 1º de maio ao custo de R$ 30 milhões

Com direito até a foguetório, logo seguido de duas manifestações – uma cobrando passarela e a outra a duplicação da rodovia – que paralisaram o tráfego, uma das pontes definitivas no km 455 da BR-381 sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi inaugurada e liberada na tarde desta sexta-feira (16).

Finalizada com 45 dias de antecedência, a ponte, cujo orçamento inicial era de R$ 29,5 milhões, acabou custando R$ 200 mil a menos, segundo informou o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Alexandre de Oliveira.

Segundo ele, o projeto para a ponte paralela está embutido no da duplicação da BR-381, cujas prioridades são os lotes 7 e 8, com extensão de 37 quilômetros. “A duplicação da BR-381 é um das prioridades e o projeto já está na fase final”, afirma.

Questionado se a obra da ponte, que tem 212 metros de extensão e 16,4 metros de largura, antecipada em 45 dias e com custo menor não seria um “fato inédito no país”, onde são comuns contratos aditivos com aumento dos valores das obras, que geralmente atrasam, Oliveira não quis entrar em detalhe. O gestor da obra pela Construtora M. Martins, Fabrício da Costa Silva, informou que a redução do preço ocorreu após análise mais detalhada da planilha de custos iniciais.

1237158267Logo após a liberação da rodovia, moradores promoveram manifestações no local

A ponte foi liberada por volta das 15h25, quando duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) avançaram nos dois sentidos, seguidos por filas quilométricas de veículos. Logo depois, o fluxo parou, quando moradores do Bairro Borges, em Sabará, fizeram uma manifestação cobrando uma passarela para os alunos da Escola Municipal Irene Pinto. Logo depois, outra manifestação promovida pelo Sindicato dos Caminhoneiros cobrando a duplicação da BR-381 parou o tráfego novamente.

“Acho ótimo. Melhor agora, só a duplicação”, diz o caminhoneiro João Paulo Gonçalves de Oliveira, de 30 anos, que saiu de Oliveira, Região Centro-Oeste de Minas, com uma carga de 25 toneladas de minério de ferro e seguia para Ipatinga, no Vale do Aço.

Iniciadas no dia 1º de maio, as obras foram contratadas pelo Dnit em caráter emergencial e sem licitação.

Fonte: Hoje em Dia

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