Obras
Segundo Ministério dos Transportes, ordem é acelerar editais em Minas
Publicado no Jornal OTEMPO em 25/09/2011
Especial para O Tempo
Engenheiros, geólogos e agrimensores já podem ser vistos em algum ponto dos 26,9 km do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Eles coletam dados topográficos que irão embasar a elaboração do projeto executivo para as obras de revitalização da via. De acordo com o Diário Oficial da União dos dias 29 e 31 de agosto últimos, os serviços foram contratados por R$ 1,6 milhão pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A presença dos homens na pista e novos contratos do Dnit confirmam informação passada na última semana, por fonte do Ministério dos Transportes, de que a ordem é pisar no acelerador quando o assunto for intervenção nestas rodovias de Minas Gerais: BR-381, BR-040 e Rodoanel, além do próprio Anel Rodoviário.
Outra missão do ministério é apurar em que pé estão os projetos referentes a cada uma dessas intervenções. A partir desse diagnóstico, a presidente Dilma Rousseff deve agendar nova visita a Minas Gerais para anunciar a liberação dos recursos para as rodovias, compromisso que foi antecipado com exclusividade por O TEMPO. Há dez dias, Dilma garantiu a liberação de R$ 2 bilhões para obras no metrô, no complexo da Lagoinha e em estações de integração de ônibus.
O ritmo mais acelerado na coleta de dados das rodovias ocorre porque, a partir desse diagnóstico, o Dnit terá três meses para publicar os editais de licitação das obras de revitalização do Anel Rodoviário e de duplicação e correção do traçado dos trechos 7 e 8 da BR-381. Outra meta delegada ao órgão é lançar, também neste trimestre, os editais para os projetos executivos de melhoramento da BR-040 e de construção do Rodoanel - alças Norte e Sul.
A licitação para o projeto executivo do Anel Rodoviário - iniciada em abril deste ano e suspensa em 5 de julho com a crise no Ministério dos Transportes - voltou a ser analisada, segundo informado pelo próprio órgão ao consórcio Strata/Maia Melo. Composto pela mineira Strata Engenharia e a pernambucana Maia Melo Engenharia, o consórcio foi o único qualificado no certame para o serviço, com custo estimado em R$ 6 milhões.
Na ocasião, concorreu também o consórcio Iberinsa/Planos, desqualificado na primeira fase, mas que recorreu da decisão. A licitação foi suspensa antes do recurso ser apreciado. Porém, segundo fonte do Dnit, o resultado será homologado em até duas semanas.
Enquanto a licitação para o projeto esta suspensa, o Dnit manteve, em paralelo, as concorrências para os serviços de estudos topográficos do Anel Rodoviário, vencidas justamente pela Strata, que aguarda homologação do Dnit para tocar o projeto executivo. "Não importa quem vai fazer o projeto. Ter esses dados apurados adianta muito o trabalho", pontua o vice-presidente da construtora, Lucas Gontijo. A empresa tem 90 dias para entregar os relatórios.
Números
21 pessoas morreram no Anel Rodoviário até junho
39 pessoas morreram em acidentes na rodovia no ano passado
Fonte: O Tempo
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