segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ponte da BR-381 sobre o Rio das Velhas já está pronta

Obra, próxima a Sabará, será entregue ao tráfego na sexta-feira (16) e pode ficar mais barata do que o previsto

Carlos Calaes - Do Hoje em Dia - 11/09/2011 - 20:40

Flávio Tavares754285421Nova ponte de 210 metros sobre o Rio das Velhas recebe os últimos retoques

A apenas quatro dias da inauguração, prevista inicialmente para o dia 30 de outubro, mas antecipada 45 dias para a próxima sexta-feira (16), operários da M.M. Martins dão os últimos retoques em uma das pontes definitivas no km 455 da BR-381 sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a nova ponte foi construída segundo traçado que levou em conta a duplicação da BR-381, ainda sem prazo definido. Segundo a assessoria, uma ponte similar será construída paralelamente conforme projeto já pronto, mas ainda não há data para a licitação da obra.

Iniciadas no dia 1º de maio, as obras foram contratadas pelo Dnit em caráter emergencial e sem licitação no valor de R$ 30 milhões. A estrutura tem a extensão de 210 metros e é composta de longas vigas de aço instaladas em pilares de concreto.
A inauguração desta primeira ponte definitiva deverá colocar um fim a uma série de transtornos iniciada na véspera da Semana Santa deste ano, quando a antiga ponte sofreu afundamento e foi interditada. Para minimizar os impactos sobre a interdição de uma ponte, cujo desabamento já era previsto, técnicos do Exército foram acionados para instalar primeiro uma passarela para pedestres.

Motoristas foram obrigados a utilizar desvios pela BR-040 e BR-356, até os engenheiros do Exército instalarem duas pontes metálicas provisórias e o tráfego com limitações para veículos pesados ser liberado. A partir da próxima sexta-feira, veículos pesados acima de 60 toneladas e que hoje não podem usar as pontes metálicas provisórias, voltarão a circular nesse trecho da BR-381.

Neste domingo (11), operários da M.M. Martins passaram o dia terminando a instalação das grades do guarda-corpo da passarela de pedestres, que está sendo instalada do lado direito da ponte, no sentido de João Monlevade.

Também serão finalizados os retoques na estrutura de concreto na cobertura das juntas de dilatação e nas cabeceiras nas duas extremidades da ponte. Finalmente, a faixa amarela contínua paralela - indicativo de ultrapassagem proibida - será pintada. 

O Hoje em Dia visitou a obra acompanhado do engenheiro civil e ambiental Henrique Souza Lima, de 73 anos. Ele documentou todo o processo da obra e elogiou a antecipação da entrega da estrutura, revelando, inclusive, que haverá devolução de dinheiro para o Dnit. “Isso é inédito”, disse sem revelar valores.

Ele destacou a junta de dilatação da estrutura, composta de 12 centímetros de neoprene - borracha expandida sob alta pressão e temperatura - que, segundo ele, é “a alma da estrutura”, pois liga os dois módulos de concreto que, ao todo, tem 210 metros de extensão.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...