sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dnit libera ponte na BR-381

Equipamento possui 217 metros de extensão e custou R$ 29,3 milhões

16/09/2011 - 00h00

DivulgaçãoI013745As peças produzidas pela empresa de Ipatinga têm 42m de comprimento, 3,5m de largura, 2,5m de altura e 43 toneladas cada

DA REDAÇÃO - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou para a tarde desta sexta-feira (16), a liberação do tráfego na nova ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, trecho de Sabará. O trânsito na antiga ponte que existia no local foi interditado no dia 20 de abril, depois que a estrutura começou a ceder. Definida a demolição, foi providenciada a construção de outra ponte, em regime de urgência.

A obra teve início no dia 19 de maio, com prazo inicial de entrega previsto para outubro próximo. A construtora contratada em regime emergencial conseguiu acelerar a obra e a construção foi concluída com 45 dias de antecedência, conforme a assessoria do Dnit.

No período de interdição da ponte, foram adotadas inicialmente rotas alternativas para acesso a Belo Horizonte, por Sabará e Santa Luzia. Na sequência, o Batalhão de Engenharia do Exército montou pontes metálicas, mas limitou o trânsito ao peso de 60 toneladas, permitindo a passagem de veículos com, no máximo, cinco eixos. Cargas que saíam da capital sentido ao Vale do Aço, por exemplo, passaram a ser desviadas para a rota de Ouro Preto, o que aumentava a viagem em mais de 90 quilômetros.

Esse transtorno deverá chegar ao fim na tarde de hoje. Segundo o Dnit, os ajustes finais na sinalização horizontal e vertical devem ser concluídos nesta sexta-feira e o tráfego voltará à normalidade na travessia sobre o rio das Velhas.

A nova ponte, com 217 metros de extensão, custou R$ 29,3 milhões, segundo informações do Dnit. Cada pista da nova ponte possui 3,5 metros de largura. A obra foi construída sobre as estruturas metálicas fabricadas pela Usiminas Mecânica, em Ipatinga.

Parceria viabiliza entrega de obra em tempo recorde

A Usiminas Mecânica foi a empresa responsável pelo fornecimento das vigas metálicas para construção da nova ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A companhia foi contratada pela M. Martins Engenharia para a entrega de mais de 650 toneladas de estruturas em aço, feita em tempo recorde em atendimento às exigências do cliente em um curto prazo. Em apenas três meses, a Usiminas Mecânica concluiu o projeto de engenharia, fabricou, transportou e montou as vigas sobre os pilares de concreto.

Para o superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Usiminas Mecânica, Paulo Patrício, o grande diferencial para contratações de empresas em grandes obras é o prazo. “Em um mercado cada vez mais competitivo, cumprir cada etapa do projeto em tempo recorde foi o grande desafio da Usiminas Mecânica”, pontua. A entrega final do empreendimento foi antecipada em 45 dias. A nova ponte será inaugurada nesta sexta-feira, 16.

A ponte sobre o Rio das Velhas é dividida em cinco vãos de 42,8 metros e três pistas de rolamento, totalizando 16,3 metros de largura. O projeto já contempla a proposta futura de duplicação da BR-381. A obra foi executada em estrutura mista (vigas metálicas e laje de concreto armado). As peças produzidas pela Usiminas Mecânica têm 42m de comprimento, 3,5m de largura, 2,5m de altura e 43 toneladas cada. Ao todo, foram 15 conjuntos de peças destinados à construção da ponte sobre o rio das Velhas.

As estruturas metálicas, mais leves e menores do que as convencionais vigas de concreto, oferecem às empresas a oportunidade de trabalhar o cronograma da obra com maior previsão.

Fonte: Diário do Aço

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