sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Promessa de presidente é dívida

Em passagem relâmpago por BH, Dilma anuncia abertura ainda este ano das licitações para a BR-381 e início da solução para os principais gargalos de infraestrutura do estado

Alice Maciel
Publicação: 02/09/2011 04:00

A visita foi curta, mas as promessas, se vingarem, vão resolver os principais gargalos de infraestrutura do estado: BR-381, BR-040, Anel Rodoviário e metrô. Durante passagem de pouco mais de uma hora por Belo Horizonte ontem, a presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu abrir licitação de dois lotes da BR-381, a Rodovia da Morte, considerados pelo governo federal os mais complicados. Para acelerar as obras do anel rodoviário, onde só este ano 28 pessoas morreram, Dilma abriu exceção e permitiu dar início à licitação sem o projeto executivo da rodovia. Já a duplicação da BR-040 só está aguardando o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo ela. Com ele em mãos, vai ser aberto o processo licitatório para a concessão da rodovia. Em relação ao metrô, a presidente foi mais misteriosa, mas disse que uma boa notícia está por vir ainda este mês.

Sem definir uma data, Dilma assegurou que as licitações dos lotes 7 e 8 –  que preveem obras em 69 quilômetros, entre a Av. Cristiano Machado, em BH, e Barão de Cocais –  serão abertas ainda esse ano. Ainda de acordo com a presidente, os projetos executivos para esses dois trechos estarão prontos este mês, e dos outros oito lotes, entre dezembro e fevereiro. “A gente também pretende iniciar o processo licitatório dos outros lotes no início do ano que vem”, ressaltou. Para justificar o atraso nas obras, a presidente lembrou que a BR-381 estava no processo de concessão e depois de muita discussão chegou-se à conclusão de que deveria entrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “O pessoal preferiu que não fosse concessão, aí nós tivemos que voltar atrás e fazer a obra pública, ou seja, fazer a obra com dinheiro da União”, explicou.

Já para a reivindicação de revitalização do Anel Rodoviário, a presidente prometeu acelerar o processo de licitação abrindo exceção da restrição absoluta – feita por ela – de não começar sem o projeto executivo. Dilma disse, porém, que não vai excluí-lo. “Nós estamos simplificando alguns processos de licitação, mas garantindo que nós tenhamos um projeto executivo assim que a obra começar”, afirmou. Segundo a petista, o governo federal conseguiu acelerar o processo do projeto executivo com a empresa responsável. Ela ainda enfatizou a importância desse projeto para a obra: “Se você faz um projeto básico primeiro você não tem noção do custo exato e a sua obra fica sujeita a muitas interrupções”.

A duplicação da BR-040, outro gargalo do estado, está na terceira etapa do programa de concessão de rodovias federais, de acordo com a presidente. “Essa terceira etapa já foi enviada, os procedimentos foram tomados e foi enviada para o TCU, que está analisando toda a formatação.” A expectativa é de abrir as licitações assim que o tribunal se posicione. “Será uma rodovia concedida e, portanto, a partir daí, a duplicação terá início”, acrescentou.

Se conseguiu dar respostas aos três gargalos do estado, o quarto, o metrô de Belo Horizonte, a presidente deixou no ar e disse que uma boa notícia será dada no fim do mês. “Estou bastante otimista com o metrô. Nós fizemos uma pré-seleção, que ainda vai demandar que a gente tenha negociações com os governos e com as prefeituras. Dentro dessa pré-seleção, pretendemos iniciar o processo de discussão com o prefeito Marcio Lacerda e com o governador Anastasia ”, disse.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...