Belo Horizonte -
Autoridades de diversas cidades participam no próximo dia 14 de mais um protesto em prol da duplicação da BR 381. A concentração acontece às 10h em frente à Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Em seguida o grupo participa de uma passeata com destino a sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), onde será entregue um documento ao superintendente solicitando um plano de emergência para a "Rodovia de Morte" até que ela seja reconstruída.
De acordo com o líder do Movimento SOS Estradas Federais, José Aparecido Ribeiro, o objetivo desse movimento é chamar a atenção da mídia nacional. Ribeiro ainda informou que até o momento confirmaram presença autoridades das cidades de Itabira, Caeté, Nova União, São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade, porém, a expectativa é de que o protesto reúna pessoas de 28 municípios mineiros.
A presidente do Legislativo em Monlevade, Dorinha Machado, que já confirmou presença e cedeu cerca de 140 cruzes para serem usadas durante a passeata, disse ao Bom Dia que cada protesto é um passo importante e uma maneira de não deixar que a causa seja esquecida. Segundo, Dorinha, as cruzes utilizadas serão um meio de representar a cidade. "Esses objetos irão representar as mortes das vítimas da BR, já que o índice maior de acidentes aconteceu no trecho entre São Gonçalo e Monlevade", comentou.
Paralisações
Desde o início do ano, diversas cidades já paralisaram a BR 381 como forma de protesto pela duplicação. A mais recente aconteceu no mês passado em Itabira, onde a manifestação durou aproximadamente uma hora e 15 minutos. Na oportunidade participaram cerca de 300 pessoas entre autoridades, entidades e comunidade que distribuíram panfletos educativos aos motoristas.
Já no trecho que corta Monlevade, a paralisação aconteceu no mês de julho e contou com representantes das igrejas católica e evangélica, além da população e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo do município e região. Na época foram utilizadas cerca de 650 cruzes como forma de representar as pessoas que morreram na rodovia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário